Pular para o conteúdo

Women’s Prize for Fiction anuncia longlist: confira as indicadasLeitura em 2 minutos

Women's Prize for Fiction anuncia longlist. A foto mostra os livros indicados.

O Women’s Prize for Fiction anunciou às 21h (horário de Brasília) desta segunda-feira, 02 de março, a primeira lista de indicadas à 25ª edição do prêmio. Entre as contempladas, estão obras que já resenhamos aqui no Literatura Inglesa Brasil – como Queenie  e Girl, Woman, Other e outras que temos comentado nos nossos perfis nas redes sociais, como Actress, da romancista irlandesa Anne Enright, Djinn Patrol on the Purple Line de Deepa Anappara e a aguardada conclusão da trilogia de Cromwell, The Mirror and the Light de Hilary Mantel.

A mensagem publicada no site do Women’s Prize considera que a lista deste ano “homenageia escritoras novas e estabelecidas e uma variedade de gêneros”. A presidente das juradas, Martha Lane Fox, disse:

“Antes da reunião para definir a lista, eu estava ansiosa que as negociações entre juradas fossem ser tão árduas quanto o Brexit, mas foi um prazer absoluto escolher nossos 16 livros finais. As submissões para o vigésimo-quinto ano do Prêmio foram espetaculares e nos divertimos com a variedade, profundidade, humanidade e alegria das obras – esperamos que todos tenham essa experiência também.”

Juntando-se a Martha no painel de juradas para 2020 estão a escritora e ativista Scarlett Curtis, a escritora e ativista Melanie Eusebe, cofundadora do Black British Business Awards, a autora e comediante Viv Groskop e Paula Hawkins, autora de best-sellers internacionais.

Após este anúncio, as juradas selecionarão seis obras entre as dezesseis da longlist. A decisão será divulgada em 22 de abril. A 25ª vencedora do Women’s Prize for Fiction será anunciada na quarta-feira, 3 de junho.

Segue a lista dos 16 romances selecionados em ordem alfabética pelo sobrenome da autora:

Djinn Patrol on the Purple Line de Deepa Anappara
Fleishman is in Trouble de Taffy Brodesser-Akner
Queenie de Candice Carty-Williams
Dominicana de Angie Cruz
Actress de Anne Enright
Girl, Woman, Other de Bernardine Evaristo
Nightingale Point de Luan Goldie
A Thousand Ships de Natalie Haynes
How We Disappeared de Jing-Jing Lee
The Most Fun We Ever Had de Claire Lombardo
The Mirror and the Light de Hilary Mantel
Girl de Edna O’ Brien
Hamnet de Maggie O’ Farrell
Weather de Jenny Offill
The Dutch House de Ann Patchett
Red at the Bone de Jacqueline Woodson

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *