Pular para o conteúdo

Retrato de Charles Dickens é encontrado após 130 anos2 min read

O retrato mostrado na foto, conhecido nas redes sociais como #DickensLostPortrait, ficou em exibição no Dickens Museum em Londres por apenas uma semana, de 2 a 7 de abril. 

A mostra temporária no Dickens Museum teve como objetivo ajudar a instituição no seu projeto de arrecadação para adquirir a obra, que custa £180,000, de forma que ela possa integrar o seu acervo de forma permanente. De autoria de Margaret Gillies, o quadro foi pintado em 1843, mostrando Dickens aos 31 anos de idade, na época em que trabalhava em A Christmas Carol.

Em 1886, Gillies declarou “ter perdido o retrato de vista” e não se teve mais notícia da obra até 2017. O pequeno retrato, que foi reencontrado após 130 anos, foi vendido em um leilão de acervo pessoal na África do Sul em novembro de 2017, chegando à galeria Philip Mould & Co em Londres no ano passado.

Ao ver o retrato, a poeta Elizabeth Barrett Browning disse que ele tinha “a poeira e a lama da humanidade em torno dele, não obstante aqueles olhos de águia”.

A diretora do Charles Dickens Museum, que fica em uma antiga casa do autor em Bloomsbury, Londres, disse às vésperas da exposição: “Estamos empolgados por trazer esse belo retrato perdido para o museu.”:

Quando Philip Mould fez contato com a gente no ano passado, e pudemos ver uma imagem da pintura, foi um momento emocionante. A descoberta teria sido impressionante de qualquer maneira, mas é ainda mais pelo fato de o retrato ser extraordinário. A habilidade da artista fica evidente pela delicadeza de cada pincelada, em cada fio de cabelo e nos olhos cintilantes que olham direto nos seus. E naquele olhar, você vê a complexidade daquele homem – a confiança do sucesso, a urgência, a vivacidade e a compaixão, mas também um toque de vulnerabilidade.”

“A exibição será temporária, mas estamos confiantes de que vamos conseguir levantar os fundos necessários para trazer o retrato para o museu de forma permanente. Somos muito gratos a todos que doaram para a causa até agora e pedimos que aqueles que admiram Dickens nos ajudem a atingir nossa meta de arrecadação.”

Você pode ler mais sobre o apelo do Dickens Museum e formas de ajudar aqui e mais sobre o retrato aqui.

Publicado por

Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

1 comentário em “Retrato de Charles Dickens é encontrado após 130 anos2 min read

  1. Pingback: Retrato de Charles Dickens é adquirido pelo Dickens Museum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *