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Resenha: The Boy at the Black of the Class de Onjali Q. Raúf4 min read

The Boy at the Back of the Class the Onjali Q. Raúf

“Dedicado a Raehan – o Bebê de Calais
E a milhões de crianças refugiadas no mundo que precisam de um lar seguro e amoroso…”

Vencedor do Waterstones Children’s Book Prize de 2019, The Boy at the Back of the Class foi descrito por Florentyna Martin, compradora de livros infantis da rede, como “um futuro clássico”. O romance é o livro de estreia de Onjali Q. Raúf, que contou que a narrativa é parcialmente inspirada nas histórias que ela escutou quando trabalhava em um campo de refugiados.

Narrado a partir do ponto de vista de uma menina de 9 anos, The Boy at the Back of the Class se inicia quando um garoto recém-chegado passa a ocupar uma carteira vazia na turma de Alexa em uma escola em Londres. Embora boa parte dos colegas fiquem curiosos com a sua chegada – principalmente a narradora e seu grupo de amigos – nas primeiras semanas o menino não apenas se mantém em silêncio, como também passa o recreio separado dos outros alunos. Com o tempo, as crianças descobrem que Ahmet é um refugiado da Síria e que durante a fuga da guerra ele se perdeu de sua família. Atualmente, o menino vive com uma família adotiva enquanto órgãos do governo tentam localizar seus pais.

Pouco a pouco, as crianças conseguem fazer amizade com Ahmet. Enquanto isso, ele avança rapidamente em seu aprendizado da língua inglesa. Em um episódio memorável, os amigos descobrem que ele é um excelente jogador de futebol. Em outro, a narradora emociona o menino ao lhe presentear com uma romã, fruta típica da Síria.

No entanto, nem tudo são flores. Mesmo sendo uma criança que pouco compreende o que significam as palavras intolerantes usadas por adultos para se referir ao amigo e a pessoas como ele, nossa narradora capta de quando em quando sinais de preconceito em conversas que escuta na rua, nas reações de alguns pais de alunos da escola e até no discurso de alguns professores. Além disso, há um valentão – Brendan-the-Bully – na turma que decide perseguir Ahmet mesmo diante da repreensão da maior parte do corpo docente.

Para além dos dramas do dia-a-dia no colégio, as crianças começam a correr contra o tempo quando Alexa escuta no ônibus uma conversa entre adultos que comentam a grande notícia do dia: o Reino Unido irá fechar as fronteiras no final do mês e não acolherá mais refugiados. Em meio às reações de comemoração e de repúdio à decisão, a menina se desespera: se as portas se fecharem antes que os pais de Ahmet sejam encontrados, o menino não conseguirá se reencontrar com os pais.

Após Alexa delinear o que chama de “A Melhor Ideia do Mundo”, ela, Tom, Josie e Michael embarcam em uma grande aventura para tentar impedir o governo de fechar as fronteiras antes que o amigo seja reunido com a família. O plano consiste em conversar com a Rainha Elizabeth II durante o chá da tarde, explicando para ela a situação de Ahmet, pedindo que ela use seus poderes para encontrar a família do menino refugiado. Evidentemente, eles escondem o plano não apenas do amigo, mas de todos os adultos que conhecem.

Na manhã da execução da Melhor Ideia do Mundo, Josie e Tom pegam o metrô para o Palácio de Buckingham enquanto Josie e Michael ficam na escola para inventar uma desculpa para a ausência dos amigos. Munidos de chá e biscoitos e presentes para a Rainha, as crianças estão decididas a convencer a monarca a ajudar Ahmet.

Escrito em uma prosa fluida e agradável e em uma linguagem apropriada para crianças, The Boy at the Back of the Class trata de alguns dos temais mais relevantes – e, por vezes, polêmicos – da contemporaneidade sem perder a leveza. Crianças e adultos se encantarão com a delicadeza e perspicácia da escrita de Rauf, plenamente complementada pelas ilustrações de Pippa Curnick. O livro oferece a possibilidade de conversar com crianças sobre temas como tolerância, respeito às diferenças e compaixão, lançando luz sobre o aspecto humano da discussão em torno das diásporas do século XXI.

Por fim, este livro é uma excelente porta de entrada para aqueles interessados em adquirir experiência na leitura de obras em língua inglesa. O segundo romance de Onjali Q. Rauf, The Star Outside My Window, será publicado em outubro.

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Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

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