Pular para o conteúdo

Referências literárias em Sex EducationLeitura em 2 minutos

Referências Literárias em Sex Education

No dia 17 de janeiro, estreou na Netflix a segunda temporada de Sex Education e após muitas recomendações no Twitter, resolvi maratonar a série desde a primeira temporada. Para além do fato de que que esta é, de fato, uma produção que toca em temas muito relevantes e contemporâneos que por vezes deixam de ser discutidos por conta de tabus, Sex Education traz referências literárias incríveis! 

A maior parte das referências chega a nós por meio da Maeve Wiley, interpretada pela atriz franco-britânica Emma Mackey. Uma das protagonistas da série, Maeve é uma leitora voraz e tão competente na abordagem crítica de seus essays, que ela começa a vender trabalhos prontos para os colegas na aula de literatura. Quando questionada de que ela gosta, Maeve responde: “De personagens femininas complexas!”

Como a seleção de leituras ao longo das duas temporadas é realmente digna de nota, resolvi gravar um vídeo para o nosso canal fazendo um apanhado das obras que são citadas ou que aparecem de alguma forma em Sex Education enquanto esperamos notícias a respeito da renovação da série para a terceira temporada. A lista completa das obras consta logo abaixo do vídeo. Aproveite para se inscrever no nosso canal!

Lista completa das obras citadas em Sex Education

01) As You Like It – William Shakespeare
02) Roxane Gay (autora)
03) A Room of One’s Own – Virginia Woolf
04) “Dreams” – Langston Hughes
05) Heart of Darkness – Joseph Conrad
06) The Bell Jar – Sylvia Plath
07) Lady Susan – Jane Austen
08) Silas Marner – George Eliot
09) Unaccustomed Earth – Jhumpa Lahiri
10) A Passionate Apprentice – Virginia Woolf
11) Emma – Jane Austen
12) Pride and Prejudice – Jane Austen
13) Middlemarch – George Eliot
14) A Vindication of the Rights of Woman – Mary Wollstonecraft
15) Romeo and Juliet – William Shakespeare
16) A Man Lay Dead / Enter a Murderer / The Nursing Home Murder – Ngaio Marsh

Publicado por

Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

2 comentários em “Referências literárias em Sex EducationLeitura em 2 minutos

  1. Sei que Neruda é Chileno, mas acho válido comentar a referência literária. O Rahim recita Neruda para o Eric e chega a dar dois livros pra ele, mas eu não me lembro se o segundo também é Neruda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *