Pular para o conteúdo

Clube do Livro: Passing de Nella Larsen é leitura de maioLeitura em 2 minutos

Clube do Livro: Autora de maio será Nella Larsen. A imagem inclui um retrato em sépia da escritora estadunidense.

Passing (Identidade/De passagem) de Nella Larsen é a leitura do mês do nosso clube do livro! A gente se encontra (por videochamada) no dia 25/05 às 18h para conversar sobre a obra.

Na Introdução à Norton Critical Edition de Passing, Carla Kaplan observa que:

Nella Larsen parece ter experimentado ambição e ambivalência em igual medida. Portanto, é interessante imaginar o que ela teria pensado da recente [o texto foi publicado em 2007] explosão de interesse por sua escrita, reputação e vida. Quicksand e Passing, seus dois romances publicados, foram recebidos favoravelmente em 1928 e 1929. Mas eles certamente nunca geraram a celebridade que hoje enxerga Larsen como uma das figuras centrais dos cânones literários afro-americanos, modernistas e feministas.

Com aproximadamente duzentos artigos acadêmicos e mais de cinquenta dissertações agora dedicadas ao seu trabalho, o status de Larsen entre as escritoras negras [estadunidenses] do início do século XX é rivalizado apenas pelo de Zora Neale Hurston, apesar da produção relativamente pequena de Larsen e do fato de que depois de 1930 ela parou de publicar e abandonou os círculos literários de Nova York.

A escrita de Larsen, e Passing especialmente, hoje é aclamada por ter colaborado para o estabelecimento da interioridade psicológica modernista, expandindo nossos usos de ironia, desafiando o casamento e a domesticidade da classe média, interrogando de forma complexa gênero, raça e identidade sexual, e por redistribuir tropos tradicionais […] com um toque contemporâneo e crítico. Mais importante ainda, o trabalho de Larsen é agora valorizado por sua representação da subjetividade negra e feminina e por sua representação da vertigem social e psicológica causada quando as categorias de identidade se quebram. (2007, p. ix)

 

Será ótimo receber vocês para conversar sobre este romance incrível! Você pode se inscrever na reunião por aqui.

Publicado por

Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *