Pular para o conteúdo

Anel com cabelo de Charlotte Brontë é encontrado no Reino Unido2 min read

Às vésperas do 203º aniversário do nascimento de Charlotte Brontë, o jornal The Guardian noticiou que foi encontrado recentemente um artefato potencialmente ligado à autora de Jane Eyre. Traduzimos e adaptamos parte da reportagem abaixo.

Uma mecha de cabelo trançado em um anel encontrado em um sótão no País de Gales é “muito provavelmente” o cabelo de Charlotte Brontë, de acordo com a Brontë Society.

O anel apareceu no último episódio do Antiques Roadshow. No ar desde 1979, este programa de TV acompanha as viagens de especialistas em antiguidades ao longo de várias regiões do Reino Unido, durante as quais eles avaliam artefatos apresentados pela população local.

Filmado em Erddig, no norte do País de Gales, o episódio mais recente da série expôs uma possível relíquia ligada à autora de Jane Eyre. Uma mulher que preferiu não se identificar informou ao programa que o artefato em questão pertenceu ao seu falecido sogro. O anel traz uma inscrição com o nome de Charlotte e a data da sua morte, em 1855.

“Eu sinto arrepios só de pensar nisso. Há uma dobradiça, e dentro do anel tem uma mecha de cabelo trançado, acho que pode ser o cabelo de Charlotte Brontë”, disse a mulher ao especialista em joias Geoffrey Munn.

Munn disse que há “poucos motivos para duvidar” disso: “era uma convenção fazer joias com cabelo no século XIX. As pessoas sentiam muito medo de não conseguir lembrar do rosto e da personalidade de quem havia morrido”.

Munn avaliou que a probabilidade do anel ser legítimo é alta: “[O anel] se abre como uma pequena tampa de lata de biscoito e, incrivelmente, nós vemos essa mecha de cabelo finamente trabalhado e trançado. Ele se assemelha a uma pulseira que Charlotte com o cabelo de suas duas irmãs… Então faz todo sentido da metade até o final do século XIX e também faz sentido quando pensamos em Charlotte Brontë”.

Ann Dinsdale, curadora principal da Brontë Society & Brontë Parsonage Museum, disse que não há motivos para duvidar que o anel tenha sido feito usando o cabelo da autora, ainda que sua proveniência seja desconhecida.

Dinsdale disse que esta seria uma “adição adorável” ao acervo do museu se o orçamento permitir: “Nós já temos uma coleção considerável de cabelos Brontë no museu, e geralmente há uma amostra em exibição.”

Sem o cabelo, Munn disse que avaliaria o anel a £25. Já com a trança e a inscrição, ele avalia em £20 mil.

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *