Após numerosas tentativas de adaptar para o cinema a aclamada série de quadrinhos de Neil Gaiman, a Netflix assumirá a produção de The Sandman em parceria com a Warner Bros.
Trinta anos após Gaiman ter publicado o primeiro volume de The Sandman, no qual Morpheus acorda após 70 anos mantido preso por um mortal, foi anunciada a produção da primeira temporada de um seriado de TV que adaptará a obra.
A série teve 75 volumes e já foi declarada “infilmável” após tentativas anteriores de adaptá-la terem fracassado. O projeto mais recente seria desenvolvido em 2016. O ator e fã de Gaiman Joseph Gordon-Levitt adquiriu os direitos da obra e pretendia dirigir e estrelar como Morpheus em uma adaptação cinematográfica de The Sandman. No entanto, ele abandonou a produção devido ao que foi descrito por ele como “discordâncias criativas” com a New Line.
Agora, onze episódios foram encomendados pela Netflix, que descreveu a série como “uma bela mistura de mito moderno e fantasia sombria, na qual a ficção contemporânea, o drama histórico e a lenda são perfeitamente entrelaçados”.
Gaiman escreverá o roteiro do primeiro episódio com o produtor Allan Heinberg e David S. Goyer. O autor, que recentemente adaptou para a Amazon o romance que escreveu com Terry Pratchett, Good Omens, disse que a primeira temporada cobriria apenas Prelúdios e Noturnos – s primeiros oito quadrinhos da série Sandman.
“Espero que possamos fazer algo na televisão que pareça tão pessoal e sincero quanto os melhores dos quadrinhos do Sandman. Só que se passando 30 anos após Sandman, o gibi”, escreveu Gaiman no Twitter.
I’m hoping we can make something on television that feels as personal and true as the best of the Sandman comics did. Just set thirty years later than Sandman the comic. https://t.co/Wy8y4aDbdE
— Neil Gaiman (@neilhimself) July 1, 2019
Ele disse que se envolverá menos com esta produção do que com Good Omens (ele foi showrunner da série da Amazon Prime), mas que estará “muito mais” envolvido do que esteve com a adaptação de seu romance American Gods pela Starz, na qual ele atuou como produtor executivo.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a equipe brilhante formada por Neil Gaiman, David S. Goyer e Allan Heinberg para finalmente dar vida nas telas à icônica série de quadrinhos de Neil, The Sandman. Dos seus complexos personagens e histórias aos seus mundos intricadamente construídos, temos o prazer de criar uma série épica original que mergulha profundamente neste universo amado pelos fãs”, disse Channing Dungey, da Netflix.
Com informações do The Guardian.
Publicado por
Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.
Pingback: Adaptações literárias na TV: Dicas de séries para 2020