Após uma temporada de sucesso ao longo do mês de abril, o National Theatre anunciou hoje, dia que marca o aniversário de William Shakespeare, que estenderá o programa NT at Home para incluir gravações das peças Frankenstein (2011) e Antony and Cleopatra (2018).
Na última semana de março, quando as medidas de distanciamento social implementadas por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Reino Unido já haviam fechado os teatros, o National Theatre encontrou uma forma de se manter conectado à plateias. Foi anunciado que toda quinta-feira, ao longo das quatro semanas seguintes, a gravação de uma peça encenada em um dos palcos do NT seria disponibilizada de forma gratuita no canal da instituição no YouTube.
O acesso é completamente livre e gratuito em todo o mundo, mas espectadores são incentivados a fazer doações quando possível, a fim de ajudar na manutenção do National Theatre ao longo desse período difícil.
O sucesso foi imediato e estrondoso, com milhares de visualizações para cada uma das peças exibidas: One Man, Two Guvnors, Jane Eyre e Treasure Island. Para o aniversário de William Shakespeare, nesta quinta-feira a peça exibida será Twelfth Night. A gravação fica disponível até o dia 30/04.
National Theatre at Home: uma nova temporada
Embora o plano inicial concluísse a série de exibições na semana que vem, o National Theatre anunciou hoje que disponibilizará no YouTube as gravações de, ao menos, mais duas peças.
A primeira delas é Frankenstein (2011), uma adaptação do romance de Mary Shelley. A peça foi dirigida pelo vencedor do Oscar Danny Boyle e estrelada por Benedict Cumberbatch e Jonny Lee Miller, que alternam entre os papeis de Victor Frankenstein e o da criatura. Gravações de performances nas duas variações serão disponibilizadas no canal do National Theatre. O registro da performance com Cumberbatch como a Criatura estreia em 30 de abril, enquanto a versão de Jonny Lee Miller estreará em 01 de maio.
A segunda peça é a produção de Antony and Cleopatra que estreou em setembro de 2018. Sob a direção de Simon Godwin, Ralph Fiennes e Sophie Okonedo estrelam como os personagens que dão nome à peça. Ambos os protagonistas foram premiados por suas performances nos Evening Standard Theatre Awards.
As gravações são disponibilizadas às 19h no horário de Greenwich, ou seja, às 15h no horário de Brasília. Você pode receber lembretes no YouTube e por e-mail na hora das estreias. Basta ativar as notificações no canal do National Theatre.