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Leitura Coletiva: Middlemarch (1872) de George EliotLeitura em 5 minutos

Leitura Coletiva: Middlemarch de George Eliot

A leitura coletiva mais esperada do Literatura Inglesa Brasil finalmente chegou! Como todo mundo que me acompanha já sabe, Middlemarch é meu romance favorito e eu pesquiso a obra de George Eliot há muitos anos. Em 2019, nós celebramos o bicentenário da autora por aqui e só não tivemos uma LC de Middlemarch, obra abordada em posts publicados ao longo de 8 semanas, porque na época não havia nenhuma edição em português disponível no mercado editorial brasileiro e eu não queria fazer uma leitura que excluísse quem não lê em inglês.

Quando eu soube que a Editora Pinard iria não apenas publicar Middlemarch, mas também resgatar a tradução premiada de Leonardo Fróes, fiquei imensamente feliz. Essa alegria só se tornou maior com o convite que recebi para colaborar com um posfácio para a edição. A Pinard faz um trabalho muito sério com todas as pessoas envolvidas no processo de tornar um livro realidade e, algo muito importante para mim – acredito que para todo leitor – os editores levam o papel da pesquisa e dos pesquisadores muito a sério. Após uma campanha de financiamento coletivo cheia de emoções, Middlemarch se tornou realidade e ao longo do mês de junho de 2022 acompanhei com muita alegria enquanto amigos, colegas e alunos recebiam seus exemplares em casa.

As leituras coletivas do Literatura Inglesa Brasil são definidas por votação. No ano passado definimos as leituras de 2022 e Middlemarch teve a votação mais expressiva que eu já vi, seguido por Vanity Fair de William Makepeace Thackeray, Tess of the d’Urbervilles de Thomas Hardy e David Copperfield de Charles Dickens (esta última nossa próxima LC confirmada). É com muita alegria, portanto, que anuncio o cronograma da leitura coletiva de Middlemarch, um romance tão especial para a nossa comunidade.

Edições de Middlemarch

Ao longo da leitura coletiva, trabalharei com a tradução de Leonardo Fróes publicada pela Editora Pinard. Os participantes ficam livres, no entanto, para trabalhar com a edição que preferirem. Para quem quiser ler em língua inglesa, recomendo a edição da Oxford World’s Classics (Ed. David Carroll) e a Norton Critical Edition (Ed. Bert G. Hornback).

Dinâmicas da Leitura Coletiva

De julho a outubro discutiremos o grande romance de George Eliot no nosso grupo do Telegram e em lives quinzenais que acontecerão às sextas-feiras, às 18h, no YouTube. Tenho certeza de que será uma experiência muito bacana. O cronograma de discussões no grupo e de lives está disponível no final do post.

Teremos uma live para cada livro que compõe Middlemarch. Elas acontecerão a cada quinze dias no Youtube. As lives são um espaço para conversarmos sobre as metas, mas também teremos debates ao longo de cada semana no grupo no Telegram (clique aqui para entrar). É importante ler as regras do grupo.

Não é necessário se inscrever, basta entrar no grupo, ler as metas, acompanhar as lives (você já pode ativar os lembretes clicando aqui) e participar.

Sinopse de Middlemarch 

O maior romance de condição da Inglaterra, Middlemarch aborda a vida cotidiana em um momento de grande mudança social, nos anos que antecederam a Lei de Reforma de 1832. Por meio de seu retrato de uma cidade nas Midlands, George Eliot aborda as relações de gênero e classe, autoconhecimento e auto-ilusão, comunidade e individualismo.

Eliot segue o destino dos personagens centrais da cidade conforme eles encontram, perdem e redescobrem ideais e vocações no mundo. Em seus retratos psicologicamente ricos, o romance contém alguns dos grandes personagens da literatura, incluindo a idealista, mas ingênua Dorothea Brooke, a bela e egoísta Rosamund Vincy, o acadêmico seco Edward Casaubon, a sábia e centrada Mary Garth e o brilhante, mas orgulhoso Dr. Lydgate. Em sua visão ampla de uma sociedade, o romance oferece um insight duradouro das dores e prazeres da vida com os outros e explora quase todos os temas de interesse da vida moderna: arte, religião, ciência, política, indivíduo, sociedade e, sobretudo, relações humanas. (Sinopse da Oxford World’s Classics)

Cronograma da Leitura Coletiva de Middlemarch

PRELUDE/PRELÚDIO

  • Live em 15 de julho

Discussão no grupo de 4 a 8 de julho.

BOOK I. MISS BROOKE / I. MISS BROOKE

  • Live em 15 de julho

Capítulos I – VI – discussão no grupo de 4 a 8 de julho.
Capítulos VII – XII – discussão no grupo de 10 a 15 de julho.

BOOK II. OLD AND YOUNG / II. VELHOS E JOVENS

  • Live em 29 de julho

Capítulos XIII. – XVII. – discussão no grupo de 17 a 22 de julho.
Capítulos XVIII.- XXII. – discussão no grupo de 24 a 29 de julho.

BOOK III. WAITING FOR DEATH / III. À ESPERA DA MORTE

  • Live em 12 de agosto

Capítulos XXIII. – XXVII. – discussão no grupo de 31 de julho a 5 de agosto.
Capítulos XXVIII. – XXXIII. Discussão no grupo de 7 a 12 de agosto.

BOOK IV. THREE LOVE PROBLEMS / IV. TRÊS PROBLEMAS DE AMOR

  • Live em 26 de agosto

Capítulos XXXIV. – XXXVIII. – discussão no grupo de 14 a 19 de agosto.
Capítulos XXXIX. – XLII. – discussão no grupo de 21 a 26 de agosto.

BOOK V. THE DEAD HAND / V. A MÃO DO MORTO

  • Live em 9 de setembro

Capítulos XLIII. – XLVII. – discussão no grupo de 28 de agosto a 02 de setembro.
Capítulos XLVIII. – LIII. – discussão no grupo de 4 a 9 de setembro.

BOOK VI. THE WIDOW AND THE WIFE / VI A VIÚVA E A ESPOSA

  • Live em 16 de setembro

Capítulos LIV. – LXII. – discussão no grupo de 11 a 16 de setembro.

BOOK VII. TWO TEMPTATIONS / VII. DUAS TENTAÇÕES

  • Live em 23 de setembro

Capítulos LXIII.- LXXI. – discussão no grupo de 17 a 23 de setembro.

BOOK VIII. SUNSET AND SUNRISE / VIII. SOL POSTO E SOL NASCENTE & FINALE

  • Live em 30 de setembro

Capítulos LXXII. – LXXXVI. – discussão no grupo de 24 a 30 de setembro.

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Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

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