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Lançamentos Acadêmicos em LLI (maio 2019)9 min read

Conforme o fim do mês se aproxima, publicamos aqui no Literatura Inglesa Brasil mais uma edição das nossas seleções “Lançamentos Acadêmicos em Literaturas de Língua Inglesa”, reunindo algumas das publicações mais interessantes do mês.

Início da Modernidade

 
Cosmetics in Shakespearean and Renaissance Drama
(2ª edição) de Fraah Karin-Cooper
Publicado pela Edinburgh University Press

  • Oferece uma nova análise da construção da branquitude como um significante racial.
  • Fornece uma visão original sobre a prática cosmética das mulheres através de uma exploração de ingredientes, métodos e materiais usados para criar cosméticos e a percepção da maquiagem na época de Shakespeare.
  • Inclui numerosas receitas de cosméticos do início da era moderna encontradas em livros impressos e nunca publicadas em uma edição contemporânea.

Novidades desta edição:

  • Oferece uma nova análise da construção da branquitude como significante racial.
  • Estudos de casos atualizados.
  • Novo levantamento crítico que leva em conta a pesquisa desenvolvida desde a primeira edição, em 2006.

 
The Oxford Handbook of Andrew Marvell
Editado por Martin Dzelzainis e Edward Holberton
Publicado pela Oxford University Press

  • A coleção de ensaios mais abrangente e informativa já reunida sobre a vida e os escritos do poeta e político Andrew Marvell.
  • Uma coleção histórica que abre uma nova janela para as relações entre literatura e história, como exemplificado por um escritor no epicentro dos levantes revolucionários do século XVII.
  • Organizado em quatro seções claras: Vida e Tempos, Leituras, Contemporâneos e Vida Após a Morte.
  • Inclui contribuições dos principais especialistas em seus respectivos campos.

A Ascensão do Romance

The Sentimental Novel in the Eighteenth Century
Editado por Albert J. Rivero
Publicado pela Cambridge University Press

Enquanto gênero literário, o romance sentimental alcançou o auge de sua popularidade nas décadas de 1770 e 1780 e ainda era popular quando o século XVIII chegou ao fim. Este livro apresenta uma exploração abrangente do romance sentimental no século XVIII, começando com suas origens na chamada ficção amatória do final do século XVII e início do século XVIII. Capítulos de acadêmicos respeitados combinam os vários aspectos e contextos do gênero, da política, escravidão, escritoras mulheres e do gótico ao romance sentimental na América, França e Alemanha, com leituras históricas de romances de Samuel Richardson (1689–1761), Laurence Sterne (1713–68) e Jane Austen (1775–1817). Este volume demonstra que o romance sentimental continua a envolver os leitores e críticos e que, longe de ser obsoleto ou apenas de interesse histórico, continua a ser uma área vibrante e empolgante de estudo.

Poesia Romântica

Shelleyan Reimaginings and Influence: New Relations
por Michael O’Neill
Publicado pela Oxford University Press

  • Um estudo abrangente da resposta de Percy Bysshe Shelley a escritores e influências culturais.
  • Considera uma ampla gama de escritores, de Platão a A. C. Bradley.
  • Reconsidera teorias de alusão para ilustrar como a poesia emerge da poesia anterior.
  • Oferece novos insights sobre a influência de Shelley em escritores posteriores do século XIX.
  • Escrito em um estilo claro e acessível para permitir que os leitores entendam as nuances imaginativas e formais e a impressibilidade poética da escrita de Shelley

 

Keats’s Negative Capability: New Origins and Afterlives
Editado por Brian Rejack and Michael Theune
Publicado pela Liverpool University Press

  • A primeira coleção de ensaios dedicada exclusivamente ao famoso e influente conceito de Keats.
  • Oferece atenção prolongada a algumas das origens subestimadas da capacidade negativa, incluindo a pantomima de Natal, a transcrição da carta de Keats, suas raízes na crítica de William Hazlitt e suas conexões com a formação médica de Keats.
  • Focaliza alguns dos aspectos positivos da capacidade negativa, incluindo a Imagen de John Keats, de Júlio Cortazar, o Zen Budismo, a trilogia His Dark Materials, de Philip Pullman, a poesia e a poética de Elizabeth Bishop e Jorie Graham.
  • Ensaios de múltiplas perspectivas históricas e disciplinares: a história da psicanálise, o dialogismo bakhtiniano, a cultura pop contemporânea, a poesia americana contemporânea e a filosofia de Jean-Luc Marion.
  • Prefácio de Nicholas Roe, autor de John Keats: A New Life.

Período Vitoriano

Women, Periodicals and Print Culture in Britain, 1830s-1900s
Editado por Alexis Easley, Clare Gill, e Beth Rodgers
Publicado pela Edinburgh University Press

  • Apresenta 35 ensaios temáticos resultantes de pesquisas sobre mulheres, periódicos e cultura impressa na Grã-Bretanha vitoriana.
  • Apresenta trabalhos inovadores de acadêmicos experientes e iniciantes que trabalham em diversas áreas, incluindo estudos literários e de periódicos, estudos de cultura material, história cultural, história da arte e história da mulher.
  • Estende os estudos recentes sobre a imprensa vitoriana, revelando a diversidade e complexidade das interações das mulheres com a cultura periódica na Grã-Bretanha vitoriana – como leitoras, autoras, jornalistas, editoras, gravadoras, ilustradoras e correspondentes.
  • Idealizado como um recurso indispensável para estudantes e especialistas interessados em novos desenvolvimentos dos estudos de periódicos, o período vitoriano e mulheres e história cultural.

 

Tennyson Echoing Wordsworth
de Jayne Thomas
Publicado pela Edinburgh University Press

  • Primeiro livro integralmente dedicado ao relacionamento poético de Tennyson com Wordsworth.
  • Ao se concentrar em ecos ou passagens paralelas, o livro reavalia a relação poética de Tennyson com Wordsworth.
  • Recalibra avaliações críticas de Tennyson como poeta, poeta laureado e poeta pós-romântico.

 

The Brontës and the Idea of the Human: Science, Ethics, and the Victorian Imagination
Editado por Alexandra Lewis
Publicado pela Cambridge University Press

O que significa ser humano? Os romances e a poesia Brontë são fascinados pelo que está no âmago – e nos limites – do humano. The Brontës and the Idea of the Human apresenta uma reavaliação significativa de como Charlotte, Emily e Anne Brontë responderam às questões científicas, legais, políticas, teológicas, literárias e culturais de maneiras que redesenharam os limites do humano para o século XIX. Propondo modos inovadores de abordagem para o século XXI, acadêmicos renomados lançam luz sobre a relação entre o papel da imaginação e as novas definições do humano. Este importante estudo interdisciplinar examina a noção do humano corporificado e vai além dela para explorar a força e o potencial dos poderes mentais e imaginativos para as construções da individualidade, comunidade, espiritualidade, degradação, crueldade e comportamento ético no século XIX e nos seus mundos ficcionais.

Literatura Gótica

Mid-century gothic: The uncanny objects of modernity in British literature and culture after the Second World War
de Lisa Mullen
Publicado pela Manchester University Press

  • Oferece novas leituras de obras conhecidas e aborda textos negligenciados.
  • Fornece uma análise temática da década do pós-guerra que interessará a estudantes de graduação em literatura, cinema, história da arte e estudos culturais.
  • Lança luz sobre correntes sociais e estéticas pouco conhecidas, conectando as chamadas ‘alta cultura’ e ‘cultura popular’ do século XX, e estabelece um diálogo entre literatura e arte e ciência e tecnologia.
  • Organiza capítulos de acordo com diferentes ordens de objetos (entulho, roupas e tecidos, armas atômicas) em vez das histórias literárias / culturais mais usuais de um determinado período.

 

Modernismo

Publishing Modernist Fiction and Poetry
Editado por Lise Jaillant
Publicado pela Edinburgh University Press

  • O primeiro livro sobre editoras anglo-americanas que vendiam textos modernistas “difíceis” para uma ampla gama de leitores em todo o mundo.
  • Lança nova luz sobre a relação entre editores e grandes escritores modernistas.
  • Compartilha os achados de um esforço de trabalho extenso com arquivos negligenciados.

 

James Joyce’s America
de Brian Fox
Publicado pela Oxford University Press

  • Um relato abrangente da atitude de James Joyce em relação à história, cultura e política americanas
  • Uma obra de referência essencial para os leitores interessados no que a América significou para Joyce.
  • Inclui uma ampla gama de leituras críticas, bem como achados resultantes de pesquisa em arquivos de difícil acesso.

 

The Edinburgh Companion to Ezra Pound and the Arts
Editado por Roxana Preda
Publicado pela Edinburgh University Press

  • O primeiro livro a reunir todos os diferentes aspectos do tema “Pound e as artes”.
  • Os capítulos são dedicados a tópicos nunca antes abordados: (cinema; anarquismo político; música antiga; Agnes Bedford; os artistas Munch, Lekakis, Martinelli, Frampton)
  • Apresenta as maneiras como os interesses e atividades de Pound nas artes mudam ao longo do tempo em uma história contínua, desde a juventude até a velhice.
  • Inclui retratos de amizades e breves biografias de artistas ligados a Pound, mostrando seu impacto pessoal no mundo das artes.

 

A History of 1930s British Literature
Editado por Benjamin Kohlmann e Matthew Taunton
Publicado pela Cambridge University Press

Esta obra oferece uma nova e abrangente imagem da literatura britânica dos anos 30. Os anos 30 frequentemente foram abordados como uma anomalia histórico-literária, seja como uma “década baixa e desonesta”, uma experiência condenada em combinar arte e política, ou como uma reflexão “modernista tardia”. Em contrapartida, os autores desta obra exploram os contornos dos anos 1930, reposicionando a década e suas preocupações características no coração da história literária do século XX. Este livro expande a gama de escritores abordados, indo além de um foco estreito em figuras canônicas imponentes para desenhar um elenco mais diversificado de autores, em termos de raça, gênero, classe e formas de expressão artística. As quatro seções do livro enfatizam as identidades geográficas e sexuais características da década; as novas paisagens de mídia e configurações institucionais em que seus escritores operaram; questões de comprometimento e autonomia; e os envolvimentos internacionais da escrita britânica.

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

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