Pular para o conteúdo

Lançamentos acadêmicos em LLI: abril e maio de 20197 min read

Na última semana de abril, tivemos muitos lançamentos relevantes da Edinburgh University Press e um livro digno de destaque da Cambridge University Press no campo das literaturas de línguas inglesa. Reunimos algumas das publicações mais interessantes nesta postagem para atualizar pesquisadores da área quanto às novas obras disponíveis.

Cosmetics in Shakespearean and Renaissance Drama

de Farah Karim-Cooper, 2ª Edição (Revisada)

Um levantamento crítico revisado e atualizado no campo dos estudos de cosméticos e adornos.

Esta edição revisada examina como as peças de Shakespeare e seus contemporâneos dramatizam a preocupação renascentista com cosméticos. Farah Karim-Cooper explora a questão então controversa da beleza feminina e identifica uma “cultura de cosméticos”, que desenvolve sua identidade visual no palco do início da modernidade. Ela também examina receitas de cosméticos e literatura anti-cosméticos com foco na sua relação com o drama em suas representações de gênero, raça, política e beleza.

Características principais do livro:

  • Oferece uma nova análise da construção da branquitude como um significante racial.
  • Fornece uma visão original sobre a prática cosmética das mulheres por meio da exploração de ingredientes, métodos e materiais usados para criar cosméticos e a percepção de maquiagem na época de Shakespeare.
  • Inclui uma série de receitas de cosméticos do início da era moderna encontradas em livros impressos e nunca publicadas em uma edição moderna.

Preços:

  • Capa dura ou ebook (pdf): £75.00
  • Brochura ou ebook (epub): £19.99

The Gothic and Theory: An Edinburgh Companion

Editado por Jerrold E. Hogle e Robert Miles

O livro oferece uma explicação acadêmica da interação marcante entre o gótico e a teoria durante dois séculos e meio. Esta coleção fornece uma representação completa do diálogo inicial e contínuo entre o gótico e a teoria – filosófica, estética, psicológica e cultural – tanto nos muitos modos do gótico e em muitos dos terrenos da teoria no mundo moderno. Cada ensaio concentra-se em um tipo particular de relação teoria-gótico.

Características principais do livro:

  • Fornece a primeira discussão detalhada da interrelação entre a teoria literária e o gótico desde o início do gótico até os dias atuais.
  • Permite que os alunos conectem o que, de outra forma, parece ser uma grande variedade de fenômenos diversos, desde a ascensão do “emotivismo” filosófico aos contos poéticos do terror e do filme gótico.
  • Avança a investigação acadêmica atual, revigorando os debates tanto dos estudos góticos quanto da teoria literária.
  • Faz conexões entre uma ampla variedade de questões, desde a crise ecológica e as guerras culturais contemporâneas até o problema persistente do “outro”.

Preço: £90.00

Tennyson Echoing Wordsworth

de Jayne Thomas

Este livro explora o relacionamento poético de Tennyson com Wordsworth através de uma análise detalhada do empréstimo de Tennyson das palavras e frases do poeta anterior, uma abordagem que posiciona Wordsworth na poesia de Tennyson de uma forma mais centralizada do que se reconhecia anteriormente.

Concentrando-se em alguns dos poemas mais representativos da carreira de Tennyson, incluindo “A Senhora de Shalott”, “Ulysses” e In Memoriam, o estudo examina os ecos de Wordsworth que esses poemas contêm e a parte transformadora que eles desempenham em sua poesia, indo além relatos existentes de influência Wordsworthiana nos textos selecionados para descobrir conexões e interações novas e reveladoras que lançaram uma luz penetrante sobre a relação poética de Tennyson com seu antecessor romântico.

Características principais

  • Primeiro livro inteiramente dedicado a estudar o relacionamento poético de Tennyson e Wordsworth
  • Concentrando-se em ecos ou passagens paralelas, o livro reavalia a relação poética de Tennyson e Wordsworth
  • Revisa avaliações críticas de Tennyson enquanto poeta, poeta laureado e poeta pós-romântico

Preço: £75.00

Dickens’s Clowns: Charles Dickens, Joseph Grimaldi and the Pantomime of Life

de Jonathan Buckmaster

O livro stabelece a importância da figura radical e popular do palhaço de pantomima na obra de Charles Dickens. A obra reavalia Memoirs of Joseph Grimaldi de Dickens e seu engajamento imaginativo com seu principal protagonista. Argumentando que as memórias deveriam ser lidas como parte integrante do projeto criativo mais amplo de Dickens sobre a teatralidade da existência cotidiana, Jonathan Buckmaster analisa como o palhaço de Grimaldi entrou em muitos dos romances de Dickens.

Dickens’s Clowns apresenta novas leituras do tratamento que Dickens ofereceu a temas como identidade, o grotesco e violência no contexto dos tropos da pantomima da Regência. Este é o primeiro estudo a identificar o palhaço dickensiano como uma força unificadora para vários temas do autor, revertendo as visões tradicionais dos palhaços de Dickens como figuras periféricas.

Características principais do livro:

  • Fornece uma nova leitura de um dos textos mais negligenciados de Dickens e o restabelece firmemente dentro do cânone de Dickens como parte de um projeto mais amplo, ao lado de suas outras grandes obras do período e uma importante influência sobre o trabalho posterior.
  • Identifica as rotinas de pantomima do palhaço da Regência como uma influência cultural importante na obra de Dickens, traçando novas fontes significativas para seu tratamento cômico da violência e sua comédia em geral.
  • Oferece novas perspectivas importantes sobre dois outros temas-chave na obra de Dickens – o uso de comida e bebida na articulação de Dickens do grotesco corporal e o uso que Dickens fazia de roupas de como um significante radical da liberdade individual.

Preço: £75.00

Modernism and Time Machines

de Charles M. Tung

Conectando estudos modernistas e pesquisas acerca de ficção científica, Modernism and Time Machines coloca o fascínio com o tempo em obras canônicas de literatura e arte do século XX lado a lado com o surgimento de narrativas de viagem no tempo e histórias alternativas na cultura popular. Tanto o modernismo como este tropo de ficção científica produzem uma gama de efeitos e insights que vão além das alegrias de simplesmente viajar para o futuro e para o passado ao longo da história. Juntas, a obsessão modernista com o tempo e a fantasia de se mover no tempo nos ajudam a repensar as formas do tempo, a consistência do tempo-espaço e a natureza da história.

Preço: £80.00

The Cambridge History of Welsh Literature

Editado por Geraint Evans e Helen Fulton

A literatura do País de Gales é uma das mais antigas tradições literárias contínuas da Europa. A mais antiga poesia preservada foi forjada nos campos de batalha do País de Gales pós-romano e no “Velho Norte” da Bretanha, e os poetas de língua galesa de hoje ainda escrevem dentro da mesma tradição poética. No início do século XX, os escritores galeses em inglês ultrapassaram pela primeira vez os escritores em galês, gerando novos modos de escrita e uma crise de identidade nacional que começou a se resolver no final do século XX com a devolução política de Gales no Reino Unido. Ao considerar as duas literaturas lado a lado, este livro argumenta que o bilinguismo é agora uma condição normativa no País de Gales. Escrito por grandes estudiosos, este livro fornece um guia cronológico abrangente de quinze séculos de literatura galesa e escrita galesa em inglês em um cenário de importantes eventos históricos e políticos na Grã-Bretanha.

Preço: £100.00

 

Publicado por

Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *