Pular para o conteúdo

Clube do livro: Things Fall Apart de Chinua Achebe é leitura de janeiroLeitura em 1 minutos

O livro Things Fall Apart de Chinua Achebe sobre uma mesa.

Things Fall Apart (O mundo se despedaça), o clássico do autor nigeriano Chinua Achebe, será a leitura de janeiro do nosso clube do livro. O romance, publicado originalmente em 1958, narra a vida pré-colonial no sudeste da Nigéria e a chegada dos europeus no final do século XIX. Trata-se de uma leitura básica nas escolas nigerianas e em muitos países africanos e de uma obra amplamente lida e estudada em países de língua inglesa em todo o mundo.

O romance segue a vida de Okonkwo, um homem Igbo e campeão local de luta livre no clã nigeriano fictício de Umuofia. A obra é dividida em três partes, com a primeira descrevendo sua família, sua história pessoal e os costumes e sociedade dos Igbo, e a segunda e terceira seções apresentando a influência do colonialismo europeu e dos missionários cristãos em Okonkwo, sua família e sobre a comunidade Igbo de forma geral.

A reunião do nosso clube do livro acontecerá no dia 28/01 às 18h por videoconferência (via Google Meet). As inscrições já estão abertas e você pode incluir os seus dados na nossa lista clicando aqui.

Devido às peculiaridades da situação de pandemia, nosso clube segue em um formato 100% digital. Ao informar seus dados no nosso formulário, você ficará automaticamente inscrito na próxima reunião. No dia do encontro, enviaremos o link de acesso à sala por e-mail. Lembramos que, como sempre, a obra poderá ser lida em língua inglesa ou em tradução.

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *