Pular para o conteúdo

Clube do Livro: The Tenant of Wildfell Hall é leitura de maioLeitura em 2 minutos

Anne Brontë é leitura do mês no clube do livro do Literatura Inglesa Brasil

Maio é oficialmente o mês de celebração do bicentenário de Anne Brontë no Literatura Inglesa Brasil! A caçula das irmãs escritoras de Haworth é autora de dois romances e de diversos poemas. Este mês, ela é o foco do nosso clube do livro. A obra escolhida para a reunião de maio, The Tenant of Wildfell Hall, tem uma história complexa de recepção que passa pela proibição da reedição da obra após a morte de Anne por parte de Charlotte e pela publicação de edições fortemente alteradas após a morte da autora de Jane Eyre. Com erros grosseiros e capítulos inteiros omitidos, tais versões são conhecidas entre estudiosos como “the mutilated text”.

Somente após décadas de esforços por parte de pesquisadores da obra de Anne, uma edição crítica trazendo o texto da publicação original veio à luz em 1992. A demora desse resgate explica, em parte, porque Anne foi por muito tempo considerada pelo mercado editorial e mesmo pela crítica anglófona como uma escritora menor do que as irmãs.

Além de The Tenant of Wildfell Hall ser a obra do mês no nosso clube, abriremos em breve inscrições para um curso livre estruturado em uma série de webinars que focalizarão exclusivamente a tradição crítica em torno da obra de Anne nos estudos bronteanos. Acompanhe nossos próximos anúncios.
 
O clube do livro é aberto a todos e você pode se registrar clicando aqui. A obra está em domínio público e pode ser baixada na internet de forma gratuita em sites como o Project Gutenberg. Para o nosso encontro, você pode optar por ler a obra em inglês ou em tradução. Caso prefira ler em português, recomendamos a versão da Editora Record (trad. Julia Romeu).
 
Ao informar seus dados no nosso formulário, você fica automaticamente inscrito na próxima reunião, que acontecerá por vídeoconferência no Jitsi Meet no dia 28 de maio às 18 horas.
 

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *