Girl, Woman, Other de Bernardine Evaristo foi publicado no início de maio de 2019 e os elogios da crítica especializada começaram a chegar quase imediatamente. Micha Frazer-Carroll, do The Guardian, celebrou a capacidade de Evaristo de tecer grandes questões com as quais frequentemente nos deparamos “em diálogos sem reduzir suas personagens a porta-vozes para um debate popular”. A resenha oficial da Waterstones diz “com tema caleidoscópico e tom incandescente, o panorama de Evaristo da mulher negra moderna ressoa com uma surpreendente diversidade de voz e caráter observada ao longo de um século de mudanças.”
A confirmação da apreciação crítica da obra mais recente de Evaristo veio com a publicação da seleção de finalistas do Booker Prize e a subsequente premiação da obra em outubro de 2019. Quando a obra foi publicada nos Estados Unidos, foi a vez dos resenhistas do The New York Times aplaudirem o nono romance de Bernardine Evaristo. Ela foi premiada como autora do ano nos British Book Awards pelo romance em 2019, que também ganhou na categoria ficção.
Girl, Woman, Other, publicado recentemente no Brasil como Garota, mulher, outras pela Companhia das Letras, será a leitura de dezembro do nosso clube do livro. A reunião acontecerá no dia 17/12 às 18h por videoconferência (via Jitsi Meet). As inscrições já estão abertas e você pode incluir os seus dados na nossa lista clicando aqui.
Devido às peculiaridades da situação de pandemia, nosso clube segue em um formato 100% digital. Ao informar seus dados no nosso formulário, você ficará automaticamente inscrito na próxima reunião, que acontecerá por videoconferência no Jitsi Meet no dia 19 de dezembro às 18h. No dia do encontro, enviaremos o link de acesso à sala por e-mail. Lembramos que, como sempre, a obra poderá ser lida em língua inglesa ou em tradução.
Publicado por
Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.