Literatura Inglesa Brasil

Carta de Dickens é recortada e embutida em bolsa de luxo

Bolsa embute recorte de carta de Dickens.

Bolsa embute recorte de carta de Dickens. | Imagem: Reprodução The Times

Um artigo publicado por Sean O’Neill no The Times no último sábado, dia 22, denuncia uma prática da marca de bolsas de luxo Sekrè. O texto é intitulado “Dickens legacy cannibalised for fashion” – “O legado de Dickens canibalizado em nome da moda”. O’Neill aponta que a Sekrè adquire cartas de figuras históricas e pessoas famosas – da Rainha Victoria a Brigitte Bardot – com o intuito de picotá-las e embutir pequenos trechos como adornos nas bolsas da marca. A raridade dos textos em questão eleva o valor de mercado dos itens vendidos. O último lançamento da companhia traz recortes de uma carta de Charles Dickens.

O’Neill aponta que a marca, que traz como slogan a chamada “Toda mulher precisa de um segredo”, alega que os textos embutidos nas bolsas são “autenticados por especialistas antes de serem cuidadosamente recortados e os fragmentos inseridos em um compartimento das bolsas de edição limitada”.

As bolsas da Sekrè incluem extratos de cartas escritas pela Rainha Victoria, Giacomo Casanova, Brigitte Bardot, Charles Lindbergh e Marlene Dietrich. A marca promete que cada bolsa “possui uma aura única e misteriosa”.

O autor aponta a ironia da recente inclusão da carta de Dickens no acervo da Sekrè, lembrando que o escritor “destruiu boa parte de sua correspondência e documentos porque se preocupava com ‘o mau uso de cartas particulares de homens públicos’”. A “Charles Dickens Bag” traz um recorte de um bilhete em que o romancista rejeita um convite para realizar uma palestra.

A publicação do artigo no The Times provocou reações negativas imediatas no Twitter. A livraria independente The Second Shelf disse que dentre todas as “bolsas-status típicas do capitalismo tardio”, a produção da Sekrè é a pior. Em resposta ao post da livraria, leitores descreveram a linha de bolsas como “grotesca” e a prática como “vandalismo pretensioso”.

Em sua conta no Instagram, a Sekrè segue divulgando a linha apostando na promessa da exclusividade do item para justificar os altos preços. Na loja virtual apontada pela marca, as bolsas são vendidas a valores que variam entre €1.736,00 e €4.835,00.

Sair da versão mobile