Pular para o conteúdo

Cambridge publica série Irish Literature in TransitionLeitura em 2 minutos

Capas da série Irish Literature In Transition, que cobre a tradição da literatura irlandesa.

Será publicada em 29 de fevereiro de 2020 a mais nova série da coleção In Transition da Cambridge University Press (CUP), desta vez tematizando a literatura irlandesa. Trazendo as professoras Claire Connolly (National University of Ireland, Cork) e Marjorie Howes (Boston College, Massachusetts) como editoras gerais, Irish Literature in Transition terá seis volumes organizados cronologicamente, cobrindo o período de 1770 a 2020:

  • 1: Irish Literature in Transition, 1700–1780
  • 2: Irish Literature in Transition, 1780–1830
  • 3: Irish Literature in Transition, 1830–1880
  • 4: Irish Literature in Transition, 1880–1940
  • 5: Irish Literature in Transition, 1940-1980
  • 6: Irish Literature in Transition, 1980-2020

No site oficial da Cambridge Core, a coleção é apresentada da seguinte maneira:

Irish Literature in Transition rastreia padrões de transmissão e transformação entre e ao longo dos séculos da literatura irlandesa, de 1700 até o presente. Adotando quadros e escalas de referência variados, a série oferece um mapeamento original de um território frequentemente navegado pelos estreitos canais da história política. Cada um dos seis volumes revisa nossa compreensão de questões e textos estabelecidos e, simultaneamente, introduz novas perguntas, abordagens e autores. A série como um todo produz genealogias alternativas no tempo e no espaço, criando uma versão nova e dinâmica da história literária, destacando o significado da mudança como uma força sentida e vivida.

Este lançamento confirma e reitera o espaço que a literatura irlandesa vem ganhando tanto no mercado editorial mainstream quanto nas investigações acadêmicas no país de origem e além. Vale lembrar que o romance Milkman da autora da Irlanda do Norte Anna Burns venceu o Booker Prize 2018. A narrativa se passa em Belfast na década de 1970, durante The Troubles. Escritoras contemporâneas como Sally Rooney, Anne Enright e Eimear McBride também vêm ganhando cada vez mais espaço.

Os livros já estão disponíveis em pré-venda na Amazon em formatos físicos e digitais. Os preços variam entre R$294 e R$586 reais por volume.

Você pode conferir uma entrevista com a Prof.ª Claire Connolly sobre a publicação da série abaixo:

Publicado por

Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *