Pular para o conteúdo

Anna Burns é eleita para a Aosdána2 min read

Com informações da HotPress e do The Irish Times.


Foi anunciado na última sexta-feira, dia 5, que Anna Burns está entre os seis novos membros eleitos para integrar a Aosdána, uma sociedade de artistas irlandeses. A decisão foi tomada na 40ª assembleia do grupo, que aconteceu na University College Cork. Além de Burns, foram eleitos os artista plásticos Aideen Barry,  Clare Langan e Margaret Irwin West, o arquiteto Niall McLaughlin e a escritora Doireann Ní Gríofa.

Durante a reunião, foi observado um minuto de silêncio em memória aos membros da Aósdana cujas cadeiras os recém-eleitos agora ocuparão. Os escritores Padraic Fiacc, Matthew Sweeney e Macdara Woods, o compositor Tommy Peoples e os artistas plásticos Melanie leBroquy e Sean McSweeney faleceram no período entre a 39ª e a 40ª assembleia da entidade.

A Aosdána foi fundada em 1981 pelo Arts Council em parceria com o governo irlandês. A instituição celebra artistas cujas obras “fizeram uma contribuição significativa para as artes na Irlanda”.

Um artista torna-se membro da Aosdaná por meio de indicação dos pares e subsequente eleição. A instituição conta sempre com um limite de 250 artistas membros atuantes em diversas áreas, incluindo arquitetura, dança, música, literatura e artes visuais. Uma das linhas de atuação da sociedade é a concessão de cnuas oferecido pelo Arts Council. Trata-se de um apoio financeiro no valor de €17,850 por ano. O incentivo é oferecido por um período de cinco anos a membros que se enquadrem nas condições estabelecidas pela instituição para que possam se dedicar integralmente à sua produção artística.

Anna Burns foi a primeira autora da Irlanda do Norte a vencer o Man Booker Prize. Ela foi premiada em 2018 por Milkman, cuja resenha você pode ler clicando aqui.

 

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

1 comentário em “Anna Burns é eleita para a Aosdána2 min read

  1. Una de las pocas m s importantes para Espa a fue el Siglo de Oro, en el que la literatura barroca se puso de moda. Durante este tiempo, incontables obras literarias fueron producidas, entre las que se encuentra el archifamoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *