Pular para o conteúdo

Clube do livro: Circe é leitura de agostoLeitura em 3 minutos

Circe de Madeline Miller é leitura de agosto do clube do livro do Literatura Inglesa Brasil.

Já estão abertas as inscrições para a reunião de agosto do nosso clube do livro, que acontecerá no dia 27/08 às 18h15, via Jitsi Meet.

O livro selecionado para este mês é Circe, romance de Madeline Miller que desenvolve uma releitura feminista da história da feiticeira Circe, filha do deus Hélio e figura chave em diversas narrativas da mitologia grega. No ano passado, foi anunciado que o romance seria adaptado para uma minissérie de 8 episódios pela HBO.

“MAIS TARDE, ANOS MAIS TARDE, eu ouvi uma canção feita sobre o nosso encontro. O garoto que cantou era não qualificado, perdendo notas com mais frequência do que tocava, mas a doce música dos versos brilhava através de sua confusão. Não fiquei surpresa com o retrato de mim mesma: a bruxa orgulhosa desfeita diante da espada do herói, ajoelhada e implorando por misericórdia. Humilhar mulheres parece ser um dos principais passatempos dos poetas. Como se não houvesse história, a menos que rastejássemos e chorássemos.” (Circe– Madeline Miller)

Circe: uma sinopse

 Na casa do grande Hélio, divindade do Sol e o mais poderoso da raça dos titãs, nasce uma menina. Circe é uma garotinha estranha: não parece ter herdado uma fração sequer do enorme poder de seu pai, muito menos da beleza estonteante de sua mãe, a ninfa Perseis. Deslocada entre deuses e seus pares, os titãs, Circe procura companhia no mundo dos homens, onde enfim descobre possuir o poder da feitiçaria, sendo capaz de transformar seus rivais em monstros e de aterrorizar os próprios deuses.

Sentindo-se ameaçado, Zeus decide bani-la a uma ilha deserta, onde Circe aprimora suas habilidades de bruxa, domando perigosas feras e cruzando caminho com as mais famosas figuras de toda a mitologia grega: o engenhoso Dédalo e Ícaro, seu filho imprudente, a sanguinária Medeia, o terrível Minotauro e, é claro, Odisseu.

E os perigos são muitos para uma mulher condenada a viver sozinha em uma ilha isolada. Para proteger o que mais ama, Circe deverá usar toda a sua força e decidir, de uma vez por todas, se pertence ao reino dos deuses ou ao dos mortais que ela aprendeu a amar.

Personagens vívidos e extremamente cativantes, aliados a uma linguagem fascinante e um suspense de tirar o fôlego, fazem de Circe um triunfo da ficção, um épico repleto de dramas familiares, intrigas palacianas, amor e perda. Acima de tudo, é uma celebração da força indomável de uma mulher em meio a um mundo comandado pelos homens.

***

O clube do livro é aberto a todos e você pode se registrar acessando o formulário disponível neste link.

Ao informar seus dados no nosso formulário, você fica automaticamente inscrito na próxima reunião, que acontecerá por videoconferência no Jitsi Meet no dia 27 de agosto às 18h15. No dia do encontro, enviaremos o link de acesso à sala no Jitsi por e-mail.

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *