Pular para o conteúdo

Carta de Dickens é recortada e embutida em bolsa de luxoLeitura em 2 minutos

Bolsa embute recorte de carta de Dickens.

Um artigo publicado por Sean O’Neill no The Times no último sábado, dia 22, denuncia uma prática da marca de bolsas de luxo Sekrè. O texto é intitulado “Dickens legacy cannibalised for fashion” – “O legado de Dickens canibalizado em nome da moda”. O’Neill aponta que a Sekrè adquire cartas de figuras históricas e pessoas famosas – da Rainha Victoria a Brigitte Bardot – com o intuito de picotá-las e embutir pequenos trechos como adornos nas bolsas da marca. A raridade dos textos em questão eleva o valor de mercado dos itens vendidos. O último lançamento da companhia traz recortes de uma carta de Charles Dickens.

O’Neill aponta que a marca, que traz como slogan a chamada “Toda mulher precisa de um segredo”, alega que os textos embutidos nas bolsas são “autenticados por especialistas antes de serem cuidadosamente recortados e os fragmentos inseridos em um compartimento das bolsas de edição limitada”.

As bolsas da Sekrè incluem extratos de cartas escritas pela Rainha Victoria, Giacomo Casanova, Brigitte Bardot, Charles Lindbergh e Marlene Dietrich. A marca promete que cada bolsa “possui uma aura única e misteriosa”.

O autor aponta a ironia da recente inclusão da carta de Dickens no acervo da Sekrè, lembrando que o escritor “destruiu boa parte de sua correspondência e documentos porque se preocupava com ‘o mau uso de cartas particulares de homens públicos’”. A “Charles Dickens Bag” traz um recorte de um bilhete em que o romancista rejeita um convite para realizar uma palestra.

A publicação do artigo no The Times provocou reações negativas imediatas no Twitter. A livraria independente The Second Shelf disse que dentre todas as “bolsas-status típicas do capitalismo tardio”, a produção da Sekrè é a pior. Em resposta ao post da livraria, leitores descreveram a linha de bolsas como “grotesca” e a prática como “vandalismo pretensioso”.

Em sua conta no Instagram, a Sekrè segue divulgando a linha apostando na promessa da exclusividade do item para justificar os altos preços. Na loja virtual apontada pela marca, as bolsas são vendidas a valores que variam entre €1.736,00 e €4.835,00.

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *