Pular para o conteúdo

Clube do livro: Americanah é leitura de outubroLeitura em 2 minutos

Clube do Livro - Americanah de Chimamanda

Americanah, o premiado romance transnacional da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, é a leitura selecionada para outubro de 2020 no nosso clube do livro. A reunião acontecerá no dia 29/10 às 18h por videoconferência (via Jitsi Meet). As inscrições já estão abertas e você pode incluir os seus dados na nossa lista clicando aqui. Você já conhece a obra? Incluímos uma sinopse abaixo.

Americanah (2013), uma breve sinopse

Na adolescência em Lagos, Ifemelu e Obinze se apaixonam um pelo outro. A Nigéria está sob uma ditadura militar e as pessoas fogem do país, quando possível. A autoconfiante Ifemelu parte para a América. Lá, ela sofre derrotas e triunfos, encontra e perde relacionamentos, o tempo todo sentindo o peso de algo que nunca pensou em casa: a raça. Obinze esperava se juntar a ela, mas o contexto dos EUA pós-11 de setembro não o permitirá entrar, e ele mergulha numa vida perigosa em Londres.

Treze anos depois, Obinze é um homem rico em uma Nigéria recém-democratizada, enquanto Ifemelu alcançou sucesso como blogueira. Mas depois de tanto tempo separados e tantas mudanças, será que eles terão coragem para se encontrar novamente, cara a cara?

Clube do livro

Devido às peculiaridades do momento pandêmico, nosso clube segue em um formato 100% digital. Ao informar seus dados no nosso formulário, você ficará automaticamente inscrito na próxima reunião, que acontecerá por videoconferência no Jitsi Meet no dia 29 de outubro às 18h. No dia do encontro, enviaremos o link de acesso à sala no Jitsi por e-mail. Lembramos que, como sempre, a obra poderá ser lida em língua inglesa ou em tradução (Americanah foi lançado no Brasil pela Companhia das Letras e está disponível para compra nas principais livrarias e plataformas).

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *