A Orion anunciou nesta quinta-feira, por meio da The Bookseller, que “a autobiografia de John Bercow será promovida com uma campanha publicitária ‘massiva’, incluindo eventos em livrarias, além de extensas entrevistas impressas e na televisão”. Bercow presidiu a House of Commons (Câmara dos Comuns) do Parlamento Britânico ao longo de dez anos, de 2009 até o dia 31 de outubro do ano passado.
Figura polêmica nas discussões em torno do Brexit, Bercow ficou conhecido no mundo todo por sua atuação no Parlamento. Ele também atraiu a atenção da imprensa internacional por receber acusações, advindas principalmente de membros do Partido Conservador (do qual ele foi parte até ser eleito Presidente da Casa) defensores da saída do Reino Unido da União Europeia, de que sua atuação muitas vezes não se baseou na imparcialidade que o cargo exigia e que o Speaker estaria trabalhando para atrasar a efetivação do Brexit. John Bercow sempre negou veementemente tais acusações.
Intitulado Unspeakable, em um trocadilho com o nome do cargo de John Bercow em inglês (Speaker of the House of Commons), o livro de memórias do ex-presidente da Câmara será publicado em 6 de fevereiro pela Weidenfeld & Nicolson em capa dura, e-book e audiobook, narrado pelo próprio autor.
O livro promete trazer a visão sincera de John Bercow sobre figuras proeminentes da política britânica, incluindo Tony Blair, David Cameron, Theresa May e Boris Johnson. A Orion declarou: “Ele explica as maneiras pelas quais procurou democratizar os procedimentos do Parlamento, usando a Presidência para defender os direitos dos deputados backbenchers, e cobrando posicionamentos do governo”.
A campanha publicitária de Unspeakable começa com uma publicação seriada no suplemento Guardian Review e um evento Guardian Live com 900 lugares (já esgotado), presidido por Owen Jones no Cadogan Hall.
A primeira entrevista de John Bercow na TV sobre suas aguardadas memórias será com Jon Snow para o Channel 4 News, seguida pelo The One Show e pela Sky News.
Outras entrevistas importantes incluem “Lorraine” na ITV, “The Last Leg” do Channel 4, além de discussões com James O’Brien na LBC e “Broadcasting House” na BBC Radio 4. Ele também participará de podcasts como o Remainiacs e Ways to Change the World com Krishnan Guru Murthy.
A primeira entrevista impressa será publicada pela Sunday Times Magazine e será uma matéria de capa. Outras entrevistas para o Telegraph, Metro e i newspaper serão publicadas em seguida.
John Bercow também fará aparições em livrarias, incluindo um evento já esgotado na Waterstones em Bristol, no dia 10 de fevereiro, na Toppings Bath em 11 de fevereiro, na Toppings Ely em 14 de fevereiro, na Blackwells em Oxford e Cambridge nos dias 13 e 14 de fevereiro e um evento especial em associação com Aye Write em 19 de fevereiro.
Publicado por
Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.