Literatura Inglesa Brasil

Um soneto por dia: Patrick Stewart lê Shakespeare durante isolamento

Foto do ator Patrick Stewart de óculos, com um livro de William Shakespeare nas mãos.

Patrick Stewart lê sonetos shakespearianos no Twitter.

Em tempos de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitos artistas em todo o mundo vêm aderindo às ferramentas de comunicação e plataformas disponíveis na internet para compartilhar conteúdo. As publicações atravessam redes sociais, chegando em formas variadas: de mensagens de apoio a esquetes de humor. Setlists inteiros vêm sendo tocados por músicos em lives no Instagram.

Sir Patrick Stewart, celebrado por sua longa carreira que se estende do teatro a blockbusters internacionais, por sua vez, se propôs a ler um soneto de William Shakespeare por dia. Um grande ator shakespeariano, Stewart publicou seu primeiro vídeo lendo o Soneto 116 no dia 21 de março.  

A torrente de reações positivas levou o ator a decidir postar um vídeo por dia, se propondo a ler todos os sonetos do Bardo. No Twitter, ele escreveu:

1. Fiquei encantado com as reações à postagem de ontem do Soneto 116 de Shakespeare, e isso me levou a me propor a fazer o que seguinte…

2. Quando eu era criança, na década de 1940, minha mãe cortava fatias de frutas para mim (não havia muito) e, quando colocava na minha frente, dizia: “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. Que tal: “Um soneto por dia mantém o médico longe?” Então… aqui vamos nós: Soneto 1.

Considerando que há um total de 154 sonetos, temos material para uma longa série. Em tempos de ansiedade e incerteza, para muitos é certamente um alívio poder contar com a constância das belas leituras de Sir Patrick Stewart. Você pode acompanhar as postagens pelo Twitter do ator (@SirPatStew).

Sair da versão mobile