Pular para o conteúdo

The George Eliot Fellowship planeja inaugurar centro cultural em Nuneaton: saiba como ajudar3 min read

O George Eliot Fellowship precisa arrecadar mais £60,000 para investir na criação de um centro cultural em homenagem a George Eliot em Nuneaton, cidade onde a escritora nasceu e que abrigará uma série de eventos comemorativos do bicentenário dela em 2019. A notícia foi publicada no portal Coventry Live

O GEF (associação de pesquisadores e leitores de George Eliot) foi forçado a buscar maneiras alternativas de obter fundos para o projeto de criar um centro cultural dedicado à memória de George Eliot em Nuneaton após não conseguir obter o financiamento através do Heritage Lottery Fund. O HLF é uma instituição britânica que distribui uma parte dos valores arrecadados pela National Lottery para projetos voltados para a conservação do patrimônio histórico e cultural em todo o Reino Unido. Os membros da associação doaram £9,000, enquanto Whitbread, dono da propriedade onde o centro cultural será construído, ofereceu £80,000 ao projeto. No entanto, permanece a necessidade de angariar ao menos mais £60,000 para levar o projeto adiante.

Estátua de George Eliot no centro de Nuneaton.

 

Sendo assim, o GEF elaborou uma forma criativa de angariar fundos: o público pode comprar um tijolo ou azulejo para ser usado na construção do centro cultural. A ideia é realizar uma grande reforma na construção que atualmente constitui a Griff House, situada entre Nuneaton e Bedworth, e restaurá-la para que se assemelhe à casa onde Eliot passou sua infância. É possível comprar um tijolo por £5 ou um azulejo por £10 para serem utilizados nessa empreitada.

“Ainda estamos nos esforçando muito pelo centro cultural e ainda esperamos conseguir inaugurá-lo este ano” – disse John Burton, presidente da associação – “mas precisamos da ajuda do público, qualquer doação ou angariação de fundos seria recebida com muita gratidão”.

 

O GEF quer inaugurar o centro cultural a tempo de celebrar o bicentenário do nascimento de Eliot, em novembro. Uma série de celebrações especiais estão programadas para todo o ano de 2019.

Uma aula especial focalizando a obra da autora foi oferecida ao longo do Festival of Arts no Museu de Nuneaton até o dia 3 de março. A noite Vitoriana da cidade também será retomada este ano, o que significa que a decoração de natal de Nuneaton terá uma temática ligada a este período histórico. O evento que inaugurará a iluminação natalina municipal ocorrerá em novembro, próximo ao 200º aniversário de Eliot.

Ao longo do ano, eventos organizados pela associação incluirão palestras, rodas de leitura, performances dramáticas e musicais e dias de celebração da memória da autora.

O ano também será marcado pela inauguração da “George Eliot Trail”, uma visita guiada a espaços na cidade ligados à memória da autora. A companhia de teatro Sudden Impulse Theatre encenará uma nova adaptação do conto Mr Gilfil’s Love Story (1857) realizada por Viv Wood. O conto já havia sido adaptado para o cinema mudo em 1920. A peça estreia em Arbury Hall em agosto.

Em novembro, a companhia também apresentará uma nova adaptação musical de uma das obras mais populares de George Eliot, Silas Marner: The Weaver of Raveloe (1861).

Se você tiver interesse de contribuir de alguma forma com o projeto do centro cultural, você pode entrar em contato com os integrantes do projeto em GeorgeEliot.Org.


Crédito da imagem de destaque: Victorian Web | Eliot, George. Impressions of Theophrastus Such: Essays and Poems. New York: A. L. Burt, 1900. Internet Archive. Contributed by the University of California Libraries. Web. 1 June 2015.

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *