Em meio às celebrações do bicentenário de George Eliot, a Cambridge University publicou a segunda edição do Cambridge Companion dedicado à autora. Editado pelos professores George Levine da Rutgers University, New Jersey e Nancy Henry, University of Tennessee, Knoxville, este volume traz treze capítulos
A primeira edição do Cambridge Companion to George Eliot, publicada originalmente em 2001, também foi organizada por Levine, mas trazia doze capítulos.
Embora o novo Companion preserve muitos dos textos da primeira edição, traz, além de nova introdução, alguns ensaios inéditos de grandes pesquisadores eliotianas:
Marian Evans’s Journalism por Fionnuala Dillane (University College Dublin)
George Eliot and Money por Dermot Coleman (Columbia University)
George Eliot and Science por Amy M. King1 (St. John’s University)
George Eliot’s Reputation por Margaret Harris (University of Sydney)2
[simple-author-box]
Publicado por
Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.