Pular para o conteúdo

Petição solicita que Netflix cancele Good Omens, da Amazon2 min read

Imagem de divulgação da série Good Omens, da Amazon

Mais de 20.000 cristãos assinaram uma petição pedindo o cancelamento de Good Omens. A série de TV é uma adaptação do romance Good Omens: The Nice and Accurate Prophecies of Agnes Nutter, Witch (1990) de Terry Pratchett e Neil Gaiman. No entanto, os criadores do abaixo-assinado se equivocaram ao endereça-lo à Netflix quando, na realidade, a série é produzida pela Amazon Prime.

A série, composta de seis episódios, foi lançada no mês passado, com David Tennant estrelando como o demônio Crowley e Michael Sheen como o anjo Aziraphale. Os dois fazem uma parceria para impedir a vinda do anticristo e um apocalipse iminente. O último pedido de Pratchett a Gaiman antes de morrer foi que ele adaptasse o romance que eles escreveram juntos. Gaiman escreveu o roteiro e trabalhou como produtor na série, que resulta de uma colaboração entre BBC e Amazon. A série vem colecionando elogios e resenhas positivas desde que foi disponibilizada na plataforma de streaming.

No entanto, cristãos que integram a Return to Order, uma das ramificações da US Foundation for a Christian Civilisation, não gostaram de Good Omens. Mais de 20.000 apoiadores assinaram uma petição que afirma que a série é “mais um passo para fazer o satanismo parecer normal, leve e aceitável”, e que ela “zomba da sabedoria de Deus”. Deus, eles reclamam, tem a “voz de uma mulher” (a dona da voz é Frances McDormand), o anticristo é um “garoto normal” e, o mais importante, “esse tipo de produção debocha da Verdade, do Erro, do Bem e do Mal e destrói as barreiras de horror que a sociedade ainda tem em relação ao diabo”. Eles solicitam que a Netflix cancele a série.

Gaiman respondeu à petição no Twitter: “Eu adorei que eles vão escrever para a Netflix para tentar fazer com que #GoodOmens seja cancelada. Isso diz tudo, na verdade.”

A Return to Order se baseia nos escritos de John Horvat II. Ela “apela aos americanos para que apliquem princípios a ações, trabalhando rumo ao que é chamado uma sociedade cristã orgânica”. Em abril, outra de suas petições solicitava que o Walmart  parasse de vender produtos satânicos” após um protesto em 2018 contra uma “rede de sorveterias blasfema chamada Sweet Jesus”.

Com informações do The Guardian.

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

1 comentário em “Petição solicita que Netflix cancele Good Omens, da Amazon2 min read

  1. Pingback: The Sandman de Neil Gaiman será adaptado pela Netflix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *