Para celebrar o 160º aniversário do nascimento de Sir Arthur Conan Doyle, a Royal Mint – a Casa da Moeda britânica – lançou uma nova moeda de 50 pence estampada com o personagem mais emblemático do autor: Sherlock Holmes.
A moeda foi criada pelo artista textual e designer Stephen Raw, um grande admirador do personagem, informou o site oficial da Royal Mint. Raw contou que seu primeiro contato com Holmes se deu por meio de uma dramatização de uma das histórias do detetive no rádio. Sobre a nova moeda, ele declarou:
“No meu design para a moeda, eu listei as aventuras mais populares de Holmes, mas foi necessário manter as palavras bem pequenas. Espero que isso encoraje o ‘detetive interior’ daqueles que ficarem intrigados pela moeda. Naturalmente, o único jeito de resolver o ‘mistério do texto’ é usando o equipamento sempre carregado pelo detetive intrépido: uma lupa.”
Sir Arthur Ignatius Conan Doyle nasceu no dia 22 de maio de 1859 em Edimburgo. Ele é mundialmente celebrado pela criação do detetive mais famoso do mundo literário, Sherlock Holmes. O personagem apareceu pela primeira vez em A Study of Scarlet, publicado em 1887.
Publicado por
Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.
Pingback: Moeda comemorativa com Peter Pan é colocada à venda