A Endeavor Content informou nesta terça-feira ter fechado uma série de acordos internacionais para a distribuição da minissérie Normal People, produzida em parceria pela BBC Three e pela Hulu.
Normal People, adaptação do romance de Sally Rooney, estreou no Reino Unido no dia 26 de abril. Você pode ler a nossa resenha clicando aqui.
O serviço de streaming internacional da Lionsgate, Starzplay, adquiriu direitos exclusivos para exibição de Normal People na Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Japão e América Latina. Ou seja, a série estará disponível no Brasil por meio da Starzplay. A data ainda não foi anunciada.
A Endeavor Content vendeu os direitos de distribuição da produção da Element Pictures para vários outros países, incluindo Austrália (Stan), Canadá (CBC Gem), Dinamarca (DR Denmark), Grécia, Chipre e Malta (Fox Life), Islândia (Siminn), Irlanda (RTE), Finlândia (YLE), Nova Zelândia (TVNZ), Noruega (NRK), Rússia e CEI (Kinopoisk) e Suécia (SVT).
Estrelando Daisy Edgar-Jones como Marianne e Paul Mescal como Connell, a série em 12 partes foi dirigida por Lenny Abrahamson e Hettie Macdonald. A obra acompanha o relacionamento terno de Marianne e Connell desde o seu último ano no colégio em Carricklea, Sligo, até seus anos de graduação na Trinity College, em Dublin.
Desde o lançamento da série no dia 26 de abril no formato boxset no canal digital BBC Three no Reino Unido, a série foi elogiada pela crítica e atraiu espectadores em massa para o serviço de streaming BBC iPlayer. A BBC informou no início deste mês que havia recebido mais de 16,2 milhões de pedidos de exibição da série só na primeira semana.
Normal People foi lançado na Irlanda pela RTE no dia 28/04 e nos EUA na plataforma pela Hulu em 29 de abril.
“Normal People é uma combinação mágica de narrativa incrível, atuação talentosa, produção excelente e direção íntima e atenciosa. É uma joia adorada por muitos fãs no mundo todo”, disse Prentiss Fraser, vice-presidente de vendas internacionais de televisão da Endeavor Content à Variety.
Ed Guiney e Andrew Lowe, produtores executivos de Normal People e cofundadores da Element Pictures, acrescentaram: “A resposta do público no Reino Unido, na Irlanda e nos EUA a Normal People foi extremamente positiva. Estamos muito satisfeitos que o público de todo o mundo agora tenha a oportunidade de assistir ao programa também.”
Publicado por
Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.