Baumgartner, romance de Paul Auster, será a leitura de agosto do Clube do Livro Fernanda Carvalho. A reunião será no dia 29/08, às 18h, via Google Meet.
Nascido em 1947, o escritor, roteirista e poeta norte-americano Paul Auster foi responsável por diversos best-sellers. Ele estreou na literatura em 1982, com A invenção da Solidão, mas ganhou maior destaque e fama internacional com a trilogia de Nova York (1987), eleita pelo The Guardian como uma das 100 melhores obras de ficção de todos os tempos. Esse cenário nova-iorquino — em especial o da região do Brooklyn — é característico da ficção de Auster, já que a cidade é descrita de modo muito zeloso, atuando quase como um personagem e, assim, detendo grande importância para a construção das narrativas.
Paul Auster escreveu mais de 30 livros de gêneros variados e, em 2023, publicou Baumgartner, que se tornou a última obra publicada antes do seu falecimento, no início de 2024. Sua edição em português foi recentemente publicada pela Companhia das Letras.
A história escolhida para leitura fala de Sy Baumgartner, um professor de filosofia aposentado que enfrenta o luto pela morte de sua esposa, falecida há quase dez anos. Acompanhamos, então, uma viagem pela história desse casal, entre lembranças que perpassam perda, luto, vida e morte, em um retrato cru da essência humana. Através da bela obra de Auster, podemos contemplar o legado do tão célebre autor e entender mais do relacionamento e vida dos dois personagens, que se conheceram ainda jovens em uma Nova York da década de 1960, até as reflexões finais sobre a perda de de, Anna, esposa de Baumgartner. Paul Auster é capaz de capturar as nuances e a intimidade do relacionamento em construção enquanto aborda, enfim, o luto.
Para participar da reunião de agosto do clube do livro, basta se inscrever clicando aqui. Será ótimo ter a sua presença na discussão!