As sete luas de Maali Almeida, romance de Shehan Karunatilaka que foi vencedor do Booker Prize 2022, será a leitura de abril do clube do livro Fernanda Carvalho. A reunião será no dia 25/04, às 18h, via Google Meet.
Nascido em 1975, Shehan Karunatilaka é um autor cingalês de romances e livros infantis e do premiado As sete luas de Maali Almeida. Em agradecimento ao prêmio, o autor mencionou a editora independente responsável pelo seu livro por entender e acreditar em seu romance “estranho e difícil”, no qual ficção e realidade histórica se misturam. Em entrevista ao PW, afirmou ter crescido em meio a décadas de conflitos no Sri Lanka, o que certamente teve um grande impacto na sua obra, dado que aborda em entrevista à revista TIME:
Em algum nível, ainda estamos pensando em nós mesmos como budistas cingaleses, tâmeis ou muçulmanos. É uma ideia tão simples, de que todos somos ‘srilankos’ que vêm de diferentes experiências, que talvez falam diferentes línguas e acreditam em coisas diferentes.
O termo ‘srilankos’, usado aqui, seria uma tentativa de maior aproximação do inglês “Sri Lankans”, usado pelo autor para expressar sua esperança de um ideal de unidade nacional que está presente em seu livro.
Nessa mesma entrevista à TIME, Karunatilaka detalha como surge sua ideia para o romance e qual foi o ponto de partida para a história:
O final da guerra civil, em 2009. Por toda uma vida, era tudo o que conhecíamos. Nós pensávamos que a guerra continuaria para sempre. Mas houve o debate acerca do que aconteceu, nos estágios finais, aos 40.000 civis que foram mortos. Pensei, deixe que os mortos falem, porque os vivos não têm noção. Esse foi meu ponto de partida.
A obra tem como ambientação um Sri Lanka de 1989, em guerra civil, no qual seguimos a história de um fotógrafo de guerra que faleceu e, ao assumir a forma de um fantasma, tenta descobrir, dentre o prazo de sete noites, quem é seu assassino. O autor cria uma atmosfera fantástica que caracteriza o romance e fala de um período de enorme violência com um toque de humor.
As sete luas de Maali Almeida se propõe a apresentar, de forma mágica, a dura realidade de um país que ainda se encontra em crise. O autor narra, com sensibilidade e enorme criatividade, a vivência do país e os efeitos da guerra enquanto traz a individualidade de seu personagem principal junto de elementos fantásticos, moldando um romance extremamente contemporâneo.
Para participar da reunião de abril do clube do livro, basta se inscrever clicando aqui. Será maravilhoso receber vocês para discutir essa obra de Shehan Karunatilaka juntos!