A British Library tem um grande projeto de expansão para o norte da Inglaterra, com uma possível filial em Leeds nos planos, revelou o jornal The Guardian esta semana.
Atas de uma reunião da diretoria obtidas pelo Guardian revelaram “que a biblioteca está em discussões com o governo municipal de Leeds sobre possíveis locais para uma instalação apresentada como British Library North”.
Os planos de realizar um “investimento significativo” na cidade estariam relacionados ao Leeds 2023, um programa de investimento cultural de cinco anos proposto pelo governo local da cidade, o qual culminará numa celebração das artes que terá um ano de duração.
A iniciativa de Leeds 2023 foi lançada depois que a cidade foi forçada a abandonar sua candidatura para se tornar a capital europeia da cultura. O Reino Unido perdeu o direito de sediar o título após o referendo que definiu a saída do país da UE.
De acordo com as atas da reunião da British Library, um representante do governo local de Leeds, Tom Riordan, reuniu-se com a diretoria da BL em maio de 2018 para discutir uma possível colaboração em iniciativas culturais. A diretoria teria identificado “um grande alinhamento” entre os objetivos das duas entidades.
Posteriormente, ocorreram reuniões entre Riordan e Sir John Ritblat, membro da diretoria da British Library e principal doador da instituição, juntamente com outros membros da equipe executiva, para discutir possíveis localizações para uma nova filial.
As propostas estão sendo analisadas paralelamente aos planos de reforma e ampliação das salas de leitura da BL em Boston Spa, Yorkshire. Em maio do ano passado, a diretoria decidiu usar £250.000 das reservas da BL para financiar o avanço do projeto Boston Spa Renewed.
Em novembro, a diretoria concordou com cinco prioridades estratégicas até 2023, que incluem “garantir o investimento de capital no Boston Spa Renewed e trabalhar com o governo municipal de Leeds e outros parceiros para desenvolver planos e apresentar os componentes iniciais da British Library North”.
Outras prioridades incluem o desenvolvimento do British Library Open, descrito como uma plataforma de streaming que segue um “modelo semelhante ao iPlayer da BBC”. O objetivo desse projeto seria facilitar o acesso ao conteúdo virtual da biblioteca. Segundo o The Guardian, os membros do conselho “oferecem apoio especial às ambiciosas ideias para a British Library North e o British Library Open”.
Aqui no Brasil, seguiremos acompanhando os interessantes planos de expansão da British Library.