Normal People, o aclamado pela crítica e premiado segundo romance da escritora irlandesa de 28 anos, Sally Rooney, foi coroado Livro do Ano no British Book Awards, ou Nibbies, na noite desta segunda-feira (13). O livro, publicado pela Faber & Faber, enfrentou uma concorrência forte, incluindo Becoming (Viking), de Michelle Obama, que foi o vencedor das categorias Não-Ficção e Audiolivro do Ano. A editora da obra, a Penguin General, foi nomeada Editora do Ano.
Os Livros do Ano do British Book Awards são distribuídos em oito listas de finalistas. O vencedor de cada categoria concorre ao troféu geral do livro do ano, que foi concedido a Rooney.
Na categoria Livro de Ficção do Ano – o prêmio que levou Sally Rooney à disputa pelo troféu geral – a disputa também foi acirrada. Normal People concorreu com o vencedor do Man Booker Prize de 2018, Milkman, de Anna Burns (Faber & Faber) e Still Me (de Jojo Moyes, Michael Joseph).
Os jurados do Livro do Ano – banca presidida por Alice O’Keeffe, editora do The Bookseller – elogiaram Becoming, de Michelle Obama, e a leitura da autora para a versão da obra em audiolivro. No entanto, eles decidiram que o romance de Rooney, que acompanha a relação entre dois estudantes irlandeses ao longo dos anos, merecia levar o prêmio principal no “Bafta do mercado editorial”.
Rooney disse: “Para mim, é um enorme privilégio e uma honra receber o prêmio Livro do Ano no British Book Awards. Eu quero agradecer especialmente porque eu sinto que tive uma experiência de sorte extraordinária com este livro. Recebi muito apoio e generosidade da minha editora, a Faber & Faber, é claro, e também da comunidade livreira em geral, de bibliotecas e bibliotecários e da comunidade de pessoas que amam livros. Foi uma experiência muito privilegiada para mim, e eu me sinto incrivelmente sortuda”.
O’Keeffe declarou: “Uma narrativa lindíssima e profundamente comovente, Normal People de Sally Rooney foi unanimemente elogiado pelos nossos jurados do Livro do Ano. É realmente um romance excepcional de uma das jovens escritoras mais empolgantes que conhecemos. Amado pelos resenhistas, livreiros e leitores, estou encantada por este ser o nosso Livro do Ano.”
O jurado Stig Abell, editor do TLS, disse: “Sally Rooney pode estar a caminho de se tornar a maior figura literária do nosso tempo, um talento geracional. Este é um livro que, daqui a cinco anos e daqui a cinquenta anos, ainda estaremos lendo. É fantasticamente importante”.
Brett Woolstencroft, gerente da Daunt Books, disse: “Normal People merece muito ser o vencedor do Livro do Ano. É algo raro, uma obra sublime de ficção literária que agrada a todos, porque representa de forma exemplar uma experiência universal – ser jovem, encontrar amor, amizade e, finalmente, um senso de identidade. Adicione uma capa maravilhosa e uma promoção bem planejada e você tem um fenômeno.”
Bea Carvalho, compradora de ficção da Waterstones, jurada do prêmio Livro de Ficção do Ano também vencido por Rooney, disse: “Normal People é ficção no seu nível mais brilhante e mais identificável: inteligente, mas despretensioso, literário mas altamente acessível – é um romance que é um presente raro e que pode ser apreciado por leitores de todos os gostos. A estreia de Sally Rooney foi um grande sucesso, mas com Normal People, a Faber consolidou a reputação dela como a voz de sua geração e uma das mais empolgantes romancistas da atualidade ”.
Anne Enright, em sua resenha de Normal People para o The Irish Times, escreveu: “Está na hora de respirar fundo, pessoal. Após o sucesso de Conversations With Friends, Sally Rooney produziu um segundo romance, Normal People, que terá exatamente o sucesso que merece: é esplêndido”.
Nascida em 1991 em Castlebar, Co Mayo, Rooney estudou Língua Inglesa na Trinity College, em Dublin, onde ainda vive. Seu romance de estreia, Conversations with Friends (2017, Faber & Faber) foi escrito em apenas três meses. Ele ganhou em 2017 os prêmios Sunday Times / Peters Fraser + Dunlop Young Writer of the Year e ficou entre os finalistas do International Dublin Literary Award de 2019. Normal People ganhou o Costa Novel Award 2018, Romance do Ano no Irish Book Awards, e foi o Livro de Ficção do ano da Waterstones em 2018. O New York Times chamou Rooney de a “primeira grande autora millennial”.
Produzido pela revista britânica de livros The Bookseller, os Nibbies são considerados por muitos a celebração definitiva do mercado editorial do país. Os British Book Awards são a única premiação literária no Reino Unido que celebra não apenas o autor e/ou ilustrador de uma obra, mas toda a equipe envolvida no processo de publicação.
Publicado por
Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.
Pingback: BBC inicia gravações de adaptação de Normal People
Pingback: Maju Coutinho dará voz a audiolivro de Michelle Obama