Pular para o conteúdo

Bloomsday in Rio 20191 min read

Acontecerá no Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), no dia 12 de junho, a próxima edição do Bloomsday in Rio. 

O Bloomsday é celebrado na Irlanda e no mundo por admiradores de Ulysses (1922), de James Joyce.  O evento é chamado assim em referência ao nome do protagonista da obra, Leopold Bloom. A comemoração ocorre anualmente no dia 16 de junho, data em que o romance se desenrola, no ano de 1904. 

A descrição do Bloomsday in Rio explica a edição 2019 será um “MollyBloomsday”, vez que “o evento girará em torno de Molly Bloom”. As atividades do dia incluem uma palestra do Prof. Patrick O’Neill, da Queen’s University do Canadá, Patrick O’Neill e a leitura de trechos do monólogo de Molly Bloom em diversas línguas,  além de uma apresentação musical de Alex Navar na gaita de fole irlandesa e uma confraternização com pão feito com receita irlandesa

Você pode acessar a página do Bloomsday in Rio clicando aqui e a página do evento por aqui.

I Workshop in Progress

Também em junho, nos dias 6 e 7, acontece na UFSC o primeiro workshop do grupo de pesquisa “Estudos Joycianos no Brasil”, coordenado por Vitor Alevato do Amaral (UFF) e Dirce Waltrick do Amarante (UFSC). O tema deste ano é Finnegans Wake, que completou 80 anos no dia 4 de maio. Você pode saber mais sobre o evento clicando aqui.

Agradecemos ao Prof. Tarso do Amaral (UERJ FFP) por compartilhar com a nossa equipe as informações sobre estes eventos.

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *