2020 já chegou e o ano novo traz com ele a expectativa pela estreia de uma onda de séries baseadas em obras literárias, além de novas temporadas de séries já em andamento. A gente elaborou uma lista com os lançamentos pelos quais esperamos com mais ansiedade. Confira!
-
Normal People
Daisy Edgar Jones e Paul Mescal – Normal People | Imagem: BBC
Quem acompanha as nossas postagens, sabe que a gente não para de falar em Sally Rooney e Normal People! Em 2019, foi anunciado que a BBC trabalharia com o Hulu para produzir uma minissérie adaptando o romance mais recente de Rooney. A gente acompanhou todas as etapas das filmagens na Irlanda e na Itália (confira nossos destaques no Instagram!). A data oficial da estreia da produção ainda não foi anunciada, mas a BBC já confirmou que será em 2020. Enquanto isso, por que você não relê nossa resenha do romance?
O drama em 12 partes explorará a relação entre Marianne (Daisy Edgar-Jones) e Connell (Paul Mescal), dois adolescentes que frequentam a mesma escola em uma cidade pequena no oeste da Irlanda e, mais tarde, se reencontram como estudantes na Trinity College Dublin.
-
Anne With an E – Terceira Temporada
Amybeth McNulty como Anne Shirley-Cuthbert | Imagem: Divulgação
Após o último episódio da terceira temporada ir ao ar no Canadá em novembro de 2019, a Netflix anunciou que esta seria a temporada final de Anne With an E. Inconsoláveis, os fãs da série criaram um movimento internacional no Twitter exigindo que a CBC e a Netflix (trata-se de uma coprodução) voltassem atrás. Com estreia internacional marcada para 3 de janeiro, resta saber se este fandom terá força suficiente para mudar o destino de AnnE e permitir que Moira Walley-Beckett conte a história de sua personagem em cinco temporadas, como idealizou originalmente.
Trata-se de uma adaptação de Anne of Green Gables de Lucy Maud Montgomery para o século XXI, retratando a identidade multicultural do Canadá e oferecendo visibilidade para minorias que raramente são incluídas em produções de época. As duas primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix.
-
The Alienist – Segunda Temporada
The Alienist | Foto: Divulgação
A segunda temporada da produção da Netflix The Alienist estreia este ano, baseada em The Angel of Darkness, a continuação do romance de Caleb Carr.
A série continuará de onde parou na season finale da primeira temporada, que trouxe o psicólogo Laszlo Kreizler investigando assassinatos rituais de crianças em Nova York. No livro, que se passa um ano após os eventos de The Alienist, Sara Howard, que agora é detetive particular, procura Kreizler quando a filha de um dignitário espanhol desaparece.
-
Outlander – Quinta Temporada
Foto de divulgação de Outlander | Crédito: Hollywood Reporter
Após uma longa espera, a quinta temporada de Outlander, série baseada nos livros de Diana Gabaldon, estreia nos Estados Unidos em 16 de fevereiro. A produção acompanha a história da enfermeira da Segunda Guerra Mundial Claire Randall, que viaja no tempo e chega à Escócia de 1743 durante os levantes jacobitas. Lá, ela conhece e se apaixona pelo guerreiro Jamie Fraser.
-
The Stand & The Outsider
The Outsider | Foto de Divulgação
Dois romances de Stephen King serão adaptados para a TV este ano.
The Stand, que irá ao ar nos Estados Unidos pela CBS, traz James Marsden (30 Rock, Westworld) e Amber Heard (Aquaman, Justice League) no elenco e se passa em um mundo pós-apocalíptico onde uma luta entre o bem e o mal é precipitada por uma epidemia.
Produzida pela HBO e com estreia marcada para 12 de janeiro, The Outsider acompanha a investigação do assassinato de um menino com elementos sobrenaturais.
Estrelam Bill Camp (The Night Of, The Looming Tower) e Paddy Considine (Informer, Peaky Blinders).
-
Killing Eve – Terceira Temporada
Killing Eve: Still da segunda temporada com Jodie Comer e Sandra Oh.
Embora a data oficial da estreia da nova temporada ainda não tenha sido divulgada pela BBC America, sabemos que as filmagens já estão em andamento. Sendo assim, tudo indica que Villanelle e Eve (será?) voltarão às nossas telas ainda este ano após o cliffhanger incrível do último episódio da segunda temporada.
-
Belgravia
Belgravia de Julian Fellowes | Imagem: Divulgação
Estreia na ITV este ano a adaptação do romance Belgravia de Julian Fellowes, criador e roteirista de Downton Abbey. Assim como na história da família Crawley, Fellowes está por trás da criação e dos roteiros de todos os episódios da nova série, que retrata a vida na elite de Londres no século XIX.
Tamsin Greig (Friday Night Dinner, The Second Best Exotic Marigold Hotel), Harriet Walter (Succession), Alice Eve (Star Trek Into Darkness), e Philip Glenister (Living the Dream, Outcast) estrelam na série.
-
The Pale Horse
Rufus Sewell em The Pale Horse | Imagem: BBC/Divulgação
Sarah Phelps está por trás de adaptações de obras de Agatha Christie como And Then There Were None, Ordeal By Innocence e ABC Murders, todas produzidas pela BBC. Agora, a roteirista trabalha na adaptação de The Pale Horse, que estreia na emissora em 2020.
Dividida em duas partes, a adaptação traz Rufus Sewell como Mark Easterbrook (Rufus Sewell), um homem que encontra uma lista de nomes no sapato de uma mulher morta. Sua investigação o leva à aldeia de Much Deeping, onde ele visita The Pale Horse, a casa de três mulheres que, supostamente, são bruxas.
Também estrelam Kaya Scodelario e Bertie Carvel (Doctor Foster).
-
Brave New World
Elenco de Brave New World | Imagem: Variety
A distopia de Aldous Huxley foi adaptada para uma minissérie de 10 episódios que irá ao ar na USA Network.
Os cidadãos de Nova Londres vivem suas vidas como parte de uma ordem social rígida, onde a empresa farmacêutica Soma impera e a vida gira em torno de gratificação instantânea. Mas quando duas pessoas decidem explorar a vida para além do que conhecem, isso desencadeia uma rebelião violenta.
O elenco inclui Hannah John-Kamen (Ant-Man and the Wasp), Alden Ehrenreich (Solo: A Star Wars Story), Jessica Brown Findlay (Downton Abbey, Black Mirror) e Demi Moore.
-
Little Fires Everywhere
Little Fires Everywhere: Kerry Washington e Reese Witherspoon | Imagem: Erin Simkin/Hulu
Kerry Washington e Reese Witherspoon produzem e estrelam na adaptação do romance de Celeste Ng, que estreia no Hulu em 2020.
A história segue duas famílias muito diferentes que vivem em Shaker Heights, Ohio. Após uma amizade improvável se desenvolver entre as duas, elas são despedaçadas ao se envolverem em uma batalha de custódia envolvendo um bebê sino-americano.
-
Nine Perfect Strangers
Nicole Kidman está no elenco de Nine Perfect Strangers | Imagem: Variety
A série produzida pelo Hulu é uma adaptação do romance homônimo de Liane Moriarty e acompanha nove pessoas tensas que vão para um resort com o objetivo de levar uma vida mais saudável.
Nicole Kidman interpreta Masha, a diretora do resort que tem a tarefa de ajudá-las em sua recuperação. A estreia está prevista para o fim do ano.
-
Bridgerton
Julie Andrews está no elenco de Bridgerton | Imagem: Disney
Shonda Rhimes reuniu um elenco estelar para a produção em oito episódios da Netflix, baseada no romance de Julia Quinn. A narrativa segue a abastada família Bridgerton entre 1813 e 1827 na alta sociedade de Londres durante o período da Regência. Julie Andrews estrela como a enigmática Lady Whistledown. Nicola Mary Coughlan (Derry Girls) e Phoebe Dynevor também estrelam.
-
The Luminaries
Eva Green em The Luminaries | Foto de divulgação
Esta produção da BBC Two traz Eva Green na adaptação do romance homônimo de Eleanor Catton. A história se passa na costa oeste da South Island na Nova Zelândia durante a corrida do ouro da década de 1860. A narrativa já foi descrita como “uma história épica de amor, assassinato e vingança”. Nela, duas pessoas são unidas por uma conexão mágica que nenhuma delas consegue explicar.
-
Strike: Lethal White
Lethal White | Imagem: Divulgação
Tom Burke e Holliday Grainger se reuniram para a adaptação (pela BBC) do quarto livro da série Cormoran Strike de JK Rowling.
Strike e Robin são procurados por Billy Knight (Joseph Quinn), um homem que viu uma criança sendo estrangulada anos atrás. Um ministro do governo também contrata Strike para investigar o irmão de Billy, que o está chantageando. Strike e Robin devem descobrir como os dois casos estão ligados.
-
Little Birds
Juno Temple em Little Birds | Imagem: Divulgação
Estrelando Juno Temple (Dirty John, Maleficent), Little Birds vai ao ar pela Sky Atlantic. A série é inspirada em contos de Anaïs Nin, contando a história de Lucy Savage, uma debutante americana que vai para Tangier, Marrocos em busca de aventuras.
-
The Lord of the Rings
A adaptação da O Senhor dos Anéis de Tolkien pela Amazon Prime também deve ir ao ar em 2020. A série cobre a Era de Núenor ou Segunda Era. Estrelam Markella Kavenagh, Joseph Mawle e Maxim Baldry.
-
The Sandman
The Sandman de Neil Gaiman será adaptado pela Netflix em parceria com a Warner. | Imagem: DC Comics.
A gente já falou um pouco sobre a adaptação dos quadrinhos de Neil Gaiman por aqui. A série, que está sendo produzida pela Netflix, estreia em 2020.
-
High Fidelity
Zoe Kravitz no set de High Fidelity | Imagem: Divulgação
Em mais uma produção do Hulu, a série adapta o romance homônimo de Nick Hornby. Uma fã de música, cultura pop e listas “Top 5” administra uma loja de discos na sua cidade natal. Estrelam Zoë Kravitz, David H. Holmes, Jake Lacy e Da’Vine Joy Randolph.
***
E ainda temos Dracula, que estreia no dia 4 de janeiro na Netflix! Gostou da nossa lista? Pretende assistir a alguma das séries? Não deixe de acompanhar nossos posts no Facebook, no Instagram e no Twitter!
Publicado por
Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.
Pingback: Resenha: Normal People (BBC/Hulu, 2020) - Literatura Inglesa Brasil