Pular para o conteúdo

George RR Martin nega que teria concluído As Crônicas de Gelo e Fogo2 min read

George RR Martin negou o boato de que ele teria concluído secretamente os dois últimos livros de sua série As Crônicas de Gelo e Fogo, após um ator de Game of Thrones ter feito essa alegação no mês passado.

Especulações começaram a se espalhar pela internet depois que o ator Ian McElhinney, que interpretou Ser Barristan Selmy na adaptação da HBO, afirmou o seguinte em 29 de abril em uma convenção de fãs na Rússia:

“George já escreveu os livros seis e sete… mas ele fez um acordo com David e Dan, os criadores da série, de que ele não iria publicar os dois últimos livros até que a série fosse concluída”, disse ele à plateia do EPIC Con 2019.

O quinto romance da série best-seller de Martin, A Dança dos Dragões (A Dance with Dragons), foi publicado em 2011. Em uma publicação divulgada em seu site na segunda-feira (13), Martin disse que a alegação de McElhinney não é verdadeira: “Não, The Winds of Winter e A Dream of Spring não estão prontos. Dream, eu nem sequer comecei. Não vou começar a escrever o volume sete antes de terminar o volume seis.”

“Parece absurdo que eu precise declarar isso… Por que eu iria reter por anos romances completos? Por que meus editores – não apenas aqui nos EUA, mas em todo o mundo – aceitariam isso? Eles ganham milhões e milhões de dólares toda vez que um novo livro Ice & Fire é lançado, assim como eu. Atrasar o lançamento não faz sentido.”

A HBO não pediu que ele adiasse os livros, acrescentou o autor, nem os cocriadores do programa, David Benioff e DB Weiss. “Não há ‘acordo’ para segurar os livros. Asseguro a vocês que a HBO e David & Dan teriam ficado encantados e satisfeitos se The Winds of Winter tivesse sido entregue e publicado há quatro ou cinco anos. E ninguém teria ficado mais satisfeito do que eu”.

Martin também aproveitou a oportunidade para reiterar sua alegação de que Gandalf “daria uma surra em Dumbledore”, depois de ter afirmado isso na estreia do filme Tolkien no início de maio.

“Gandalf daria uma surra em Dumbledore MESMO. Quero dizer, dã. Ele é um Maia, pessoal. Quase um semideus. Gandalf morre e volta. Dumbledore morre e permanece morto. Mas se isso acalmar todos os fãs de Harry Potter, deixo claro que Gandalf também daria uma surra em Melisandre.

Publicado por

Marcela Santos Brigida
Professora na UERJ | Website

Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *