Recentemente, um leitor do Literatura Inglesa Brasil nos pediu indicações de sites que disponibilizem ebooks de LLI em inglês de forma gratuita. Embora as leis de direitos autorais não permitam que obras mais recentes sejam oferecidas dessa forma, a maioria dos clássicos escritos por alguns dos autores mais populares das literaturas de língua inglesa – Como William Shakespeare, Jane Austen, Charles Dickens e as irmãs Brontë – estão em domínio público. Sendo assim, reunimos uma lista com alguns dos melhores sites para ampliar seu acervo de ebooks de forma gratuita.
1. Project Gutenberg
Com mais de 58.000 ebooks em domínio público, o Project Gutenberg é um dos maiores repositórios de literatura digital disponíveis de forma inteiramente gratuita. Embora o inglês seja o idioma principal, o site também disponibiliza obras em outras línguas, incluindo o português. Milhares de voluntários digitalizaram e revisaram livros eletrônicos dos mais diversos gêneros.
2. Feedbooks
Embora tenha uma seção paga, com livros recentes e lançamentos, o Feedbooks oferece um acervo com milhares de ebooks em domínio público. A biblioteca digital está sempre em expansão e conta com obras de D. H. Lawrence, J. M. Barrie, Louisa May Alcott, Joseph Conrad, George Eliot, Charles Dickens, William Makepeace Thackeray, Virginia Woolf e muitos outros autores. Uma das vantagens do Feedbooks é que cada ebook passa por um belo tratamento editorial e os projetos de capa e diagramação costumam ser muito bons.
3. Smashwords
Ao contrário das duas indicações anteriores, o Smashwords se destaca por proporcionar uma plataforma para novos autores divulgarem seu trabalho, oferecendo seus ebooks para venda ou para download sem custos. A seção gratuita do site tem mais de 70.000 títulos.
4. Loyal Books
O Loyal Books tem um vasto acervo de obras clássicas. Ele oferece ebooks de obras em domínio público, mas também se destaca por disponibilizar audiolivros sem custos.
5. Shakespeare no MIT
Hospedado no servidor do MIT, este acervo se propõe a disponibilizar de forma gratuita a obra de William Shakespeare. Esta foi a primeira edição da obra completa do Bardo online, oferecendo acesso gratuito pela internet desde 1993.
Wikibooks é um acervo com mais de 3.000 livros didáticos, cobrindo uma gama extensa de disciplinas, de história e língua inglesa até computação e engenharia.
A Universidade de Adelaide, na Austrália, oferece um extenso banco de ebooks em domínio público. As obras são organizadas por autor e muitas contam com notas de rodapé e comentários críticos. Destaque para as coleções de Jane Austen, Virginia Woolf e Louisa May Alcott.
8. Classic Literature UK
Com um acervo mais restrito que as indicações anteriores, esta página é bastante acessível pelo seu formato de blog, subdividindo os autores nas categorias “escritores americanos” e “escritores britânicos”.
Afiliada à Wikipédia, a Wikisource atua como “uma biblioteca gratuita que qualquer um pode aprimorar”. Em suas páginas associadas à literatura, estão disponíveis peças, romances e coleções de poemas em sua integralidade.
Nem todo mundo sabe, mas a Amazon também oferece uma ampla variedade de ebooks de forma gratuita. Ao clicar no link que oferecemos acima, você se redirecionado diretamente para uma página com resultados já filtrados por idioma e preço, podendo navegar por uma seleção de livros eletrônicos gratuitos em inglês. De clássicos a obras de autores independentes, estão disponíveis ebooks de diversos gêneros literários.
E então, gostou da nossa lista? Você tem o hábito de baixar ebooks em alguma dessas páginas? Recomendaria mais alguma? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!
Publicado por
Marcela Santos Brigida é professora de literatura inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022), defendeu tese sobre a obra da escritora irlandesa contemporânea Anna Burns. No mestrado (UERJ, 2020), pesquisou a relação entre a poesia de Emily Dickinson e a canção. É bacharel em Letras com habilitação em língua inglesa e suas literaturas (UERJ, 2018). Atuou como editora geral da Revista Palimpsesto (2020-2021). É coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil (UERJ). Tem experiência nas áreas de literaturas de língua inglesa, literatura comparada e estudos interartes, com especial interesse no romance de língua inglesa do século XIX e na relação entre música e poesia.